Norte-americanos utilizam betão armado para construir a maior torre eólica de sempre nos EUA

15 Junho, 2016.

Norte-americanos utilizam betão armado para construir a maior torre eólica de sempre nos EUA

A companhia MidAmerican Energy divulgou um vídeo do processo de execução da maior turbina eólica alguma vez construída em solo norte-americano. Com 116 metros de altura, a torre eólica foi construída em betão armado, contrariando a tendência crescente de adoção de construção metálica.

A gigantesca estrutura localiza-se no Parque Eólico de Adams, no Estado do Iowa, ultrapassando em mais de 30 metros as turbinas de torre metálica circundantes.

A nova turbina eólica de betão tem uma capacidade de 2415 megawatt e servirá para realizar testes de viabilidade técnica e financeira da instalação de aerogeradores a grande altura.

A execução da estrutura de betão armado esteve a cargo da Siemens Americas Onshore Wind que forneceu e instalou igualmente o conjunto gerador.

O processo construtivo representou um desafio técnico sem precedentes, sendo que ao contrário das torres metálicas, que são construídas com base em pré-fabricação e assemblagem por secções, a torre de betão foi executada recorrendo a betonagem segmentada in-situ.

A turbina possui uma envergadura de 170 metros e faz parte de um complexo eólico de mais de seis dezenas de unidades geradoras.

Fonte: MidAmerican Energy | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via MidAmerican Energy




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório