Engenheiros britânicos criam betão feito com areia do deserto

Engenheiros britânicos criam betão feito com areia do deserto

Uma equipa de engenheiros da Imperial College de Londres desenvolveu um material de construção inovador, fabricado com areia do deserto. O novo material, denominado “Finite” permite aproveitar um recurso, praticamente inesgotável, que até agora tinha aplicação muito limitada no setor da construção.

O material visa fazer frente ao problema da crescente escassez de areia para betão corrente, devido ao seu uso exaustivo, nas últimas décadas, pela indústria da construção.

De acordo com os investigadores, o compósito “Finite” tem uma pegada ecológica 50% inferior à do cimento Portland normal e permite a obtenção de elementos construtivos com propriedades mecânicas muito semelhantes às deste último.

Embora os ligantes utilizados ainda não tenham sido divulgados, os engenheiros britânicos asseguram que o novo betão ultrapassa o betão corrente na grande maioria das métricas de sustentabilidade.

O material é também 100% reciclável e reutilizável, possuindo um conjunto vasto de aplicações na área da construção.
Um exemplo é possibilidade de combinar o “Finite” com resinas, de forma a obter elementos construtivos com formas complexas e diferentes cores.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Finite | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Finite




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório