Investigadores norte-americanos criam sistema que reproduz virtualmente acústica de edifícios

23 Dezembro, 2016.

Investigadores norte-americanos criam sistema que reproduz virtualmente acústica de edifícios

Uma equipa de engenheiros civis da Universidade Estatal da Pensilvânia (Penn State) desenvolveu uma nova tecnologia dirigida à reprodução virtual da acústica de edifícios, incluindo espaços interiores com configuração complexa, tais como auditórios e salas de concertos.

O projeto, da responsabilidade da Faculdade de Engenharia de Auralização e Reprodução Acústica (AURAS), envolveu a recolha de uma enorme quantidade de dados relativos a campos sonoros em múltiplos espaços de configuração geométrica e tratamento acústico distintos.
Este trabalho de coleta de informação foi efetuado com equipamento especializado, incluindo uma esfera com 32 microfones incorporados que permitiu a recolha simultânea das três dimensões da acústica (tempo, frequência e espaço), de forma a que as propriedades dos espaços pudessem ser reproduzidas com a maior fiabilidade possível.

Na posse desses dados de base, o sistema possibilita, por intermédio de um software de análise avançada, estimar e simular a forma como um determinado som se propaga e soa num espaço com propriedades específicas.
Isto permite que, por exemplo, orquestras e bandas possam antever como a sua música soa numa determinada sala de concertos, incluindo o grau de reverberação, a envolvência e a qualidade acústica geral.

As potencialidades do sistema são enormes, podendo este ser usado como auxiliar no projeto de espaços interiores e sua correção acústica, bem como na previsão da influência da alteração da geometria e do tipo de materiais.

Fonte: Penn State | Imagens (adaptadas): via Penn State




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório