Engenheiros Civis norte-americanos utilizam robots com inteligência artificial para inspecionar obras

18 Junho, 2018.

Engenheiros Civis norte-americanos utilizam robots com inteligência artificial para inspecionar obras

A tecnológica norte-americana Doxel desenvolveu um sistema avançado de inspeção de obras de construção civil, que utiliza robots dotados de inteligência artificial e equipamento de varrimento laser de última geração, para detetar não-conformidades construtivas.

O sistema é dirigido à inspeção e fiscalização de obras de grandes dimensões, permitindo o acompanhamento das diferentes fases da construção. Não pretende substituir os fiscais humanos, mas antes complementar o seu trabalho através da recolha de dados espaciais de elevada precisão e comparação do construído com o previsto no projeto.

Os robots da Doxel entram em ação ao final do dia, assim que o estaleiro de construção encerra. Conseguem deslocar-se de forma completamente autónoma pelas diferentes áreas do estaleiro, subir escadas e circular ao longo dos sistemas de andaimes montados na obra.

Os robots estão equipados com dispositivos LIDAR (“light detection and ranging”) que permitem efetuar um varrimento de elevada precisão das estruturas que estão a ser executadas. Estes dados são enviados para a “Cloud” e analisados centralmente através de algoritmos de “deep-learning” que permitem identificar elementos construtivos que se desviam daquilo que foi previsto em fase de projeto.

Estes algoritmos de inteligência/aprendizagem artificial (IA) permitem, por um lado distinguir entre estruturas construídas e equipamento temporário de obra, como gruas ou sistemas de andaimes. Por outro conseguem aprender ao longo do tempo a detetar erros de forma cada vez mais eficaz, com base na comparação do ambiente construído o conjunto de elementos BIM (“Building Information Modeling”) do projeto.

A inspeção diária da obra permite igualmente que os algoritmos de IA possam acompanhar o progresso da obra e determinar a qualidade e eficiência com que a execução está a decorrer. Isto permite que a equipa de gestão do projeto tenha acesso a informação determinante para o aumento da produtividade e identificação de problemas.

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; Doxel | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Doxel




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório