Engenheiros franceses expandem edifício em Paris construindo módulos de madeira pré-fabricados na cobertura

5 Junho, 2018.

Engenheiros franceses expandem edifício em Paris construindo módulos de madeira pré-fabricados na cobertura

O gabinete Virtuel Architecture e as fabricantes Construction Millet Bois e Metsä Wood desenvolveram um projeto de expansão de um edifício existente em Poissy, nos arredores de Paris, que consistiu na utilização de cerca de três dezenas de módulos de madeira pré-fabricados.

A capacidade do edifício residencial, pertencente à empresa privada de imobiliário social, Vilogia, foi incrementada significativamente, através da utilização de 33 módulos de madeira laminada folheada “Kerto“.

Este material, da fabricante finlandesa Metsä Wood é produzido através da colagem de lâminas de madeira com apenas 3 milímetros de espessura, de forma a obter elementos estruturais de elevada resistência mecânica. A madeira laminada folheada, tal como muitos dos materiais de construção à base de madeira, tem a vantagem de ser bastante estável a variações de temperatura e humidade.

Os módulos de madeira laminada folheada foram totalmente desenvolvidos em fábrica, possuindo duas configurações diferentes, com dois ou três quartos. Cada apartamento é constituído por três ou quatro destes módulos (T3 e T4).

Apesar do fabrico, nas instalações da francesa Construction Millet Bois, se ter prolongado por cerca de um mês, a assemblagem in-situ, incluindo a montagem das coberturas individuais, foi feita em menos de 24 horas. Para tal foi determinante o desenvolvimento, pelo projetista, de um sistema de ligação rápido entre módulos e entre cada módulo e a sua estrutura de cobertura.

O projeto implicou igualmente a instalação de um sistema de elevadores e a extensão das escadas existentes, de forma a permitir a integração completa das novas unidades residenciais no edifício.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Construction Millet Bois/Metsä Wood | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Construction Millet Bois/Metsä Wood/Le Parisien




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório