Porque é que as turbinas eólicas têm 3 pás?

27 Abril, 2016.

Porque é que as turbinas eólicas têm 3 pás?

Um pequeno vídeo que explica, de uma forma muito simples, porque é que as turbinas eólicas modernas têm uma configuração de 3 pás. O autor faz uma breve resenha histórica da evolução do funcionamento dos equipamentos de aproveitamento de energia eólica e da forma como estes foram sendo otimizados ao longo do tempo.

São referidos os fatores que contribuíram para a convergência dos diferentes formatos numa configuração única, quase universal e a razão pela qual o incremento do número de pás e do seu comprimento nem sempre traz vantagens do ponto de vista económico ou operacional.

É comparada, tendo em conta os diferentes fatores que influenciam o desempenho das turbinas eólicas, a configuração standard de três pás com as configurações alternativas mais populares, de duas e quatro pás.

Para o caso de turbinas de quatro pás, o incremento de performance é tão marginal que não justifica o aumento significativo dos custos de produção e instalação associados.

As turbinas de duas pás podem ter um desempenho muito similar às de duas pás, no entanto é necessário que possuam elementos com uma secção de maior amplitude (cerca de 50% superior). Isto significa que a potencial vantagem económica de ter de fabricar e instalar um menor número de pás é dissipada pela necessidade da produção de elementos de muito maior dimensão.
Neste caso pode também ser aumentada, em alternativa, a velocidade rotacional em 22.5%, para obter uma capacidade de geração similar, no entanto isso implica a produção de mais ruído e o desgaste prematuro dos constituintes mecânicos das turbinas.

As turbinas de três pás conseguem assim alcançar uma capacidade de geração de energia superior a velocidades de rotação inferiores, o que implica a produção de menos ruído e um aumento significativo da durabilidade.

Fonte, Vídeo e Imagens (adaptadas): via Real Engineering




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Porque é que as turbinas eólicas têm 3 pás?

  1. Vestas testa primeira torre eólica com quatro rotores | EngenhariaCivil.com

    […] Vestas, fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas, construiu a primeira torre eólica com quatro rotores e doze pás. O conceito, desenvolvido pela […]

  2. Engenheiros alemães desenvolvem pás de plástico para turbinas eólicas mais leves e duráveis | EngenhariaCivil.com

    […] Instituto Fraunhofer ICT em Pfinztal, Alemanha, estão a desenvolver uma nova família de pás de rotores de turbinas eólicas mais leves, duráveis e também mais recicláveis, recorrendo a espumas e compósitos […]

  3. Henrique

    Olá! Existe no mercado doméstico geradores eólicos de 5 pás. Eles são melhores do que os de 3 pás? Parece que na época do vídeo os geradores de 5 pás não existiam, porque é um absurdo não terem sido contemplados na comparação. Então, qual é melhor: 3 pás ou 5 pás?

Comentar

* Obrigatório