Investigadores alemães desenvolvem inovador sistema urbano de aproveitamento de águas residuais domésticas

23 Maio, 2016.

Investigadores alemães desenvolvem inovador sistema urbano de aproveitamento de águas residuais domésticas

O Instituto Fraunhofer de Investigação em Sistemas e Inovação (ISI), sediado em Karlsruhe, na Alemanha, desenvolveu um inovador sistema urbano de reaproveitamento de esgotos e águas pluviais domésticas, modular e flexível, que tem em conta os ciclos de renovação dos sistemas prediais e urbanos existentes.

O “i.WET” é um conjunto de tecnologias integradas de otimização do uso de águas prediais e sua reutilização num contexto urbano, tendo sido criado no âmbito do programa “TWIST ++” que visa a transição para infraestruturas urbanas de água mais sustentáveis.

A sua aplicação pressupõe a implementação de um conjunto de medidas específicas em edifícios, sistemas de esgotos e estações de tratamento de águas.
Um aspeto fulcral do funcionamento da tecnologia é a separação, na fonte, de águas prediais mais e menos contaminados (águas cinzentas e negras), através da instalação de sistemas separativos que isolam a água proveniente de chuveiros e bacias de lavagem do resto das águas residuais originadas em casa de banho e máquinas de lavagem de loiça e roupa.

A água que não é reutilizada ou reciclada num âmbito doméstico é conduzida para aquilo a que os investigadores do ISI chamam “passagens energéticas”. Estas faixas verdes, distribuídas ao longo dos arruamentos urbanos, são ocupadas por plantas capazes de se desenvolver em ambientes muito húmidos, cujas raízes vão absorver os nutrientes presentes nas águas residuais selecionadas.

Além do desenvolvimento de biomassa, o sistema permite reduzir o risco de ocorrência de cheias urbanas.

O projeto piloto de aplicação prática deste conjunto de tecnologias ambientais será implementado, durante os próximos três anos, na cidade Lünen, na região de Vestefália, Noroeste da Alemanha.

O programa “TWIST ++” conta com o financiamento do Ministério Federal Alemão de Educação e Investigação (BMBF) e o apoio de vários parceiros privados e institucionais dos setores industrial, científico e administrativo.

Fonte: Fraunhofer ISI | Imagem (adaptada): via Fraunhofer ISI




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Investigadores alemães desenvolvem inovador sistema urbano de aproveitamento de águas residuais domésticas

  1. Sistemas inteligentes de abastecimento de água debatidos em Oeiras | EngenhariaCivil.com

    […] Taguspark, em Oeiras, o workshop LIFE Smart Water Supply System – Eficiência Energética nos Sistemas de Água, no qual serão debatidos os sistemas inteligentes de abastecimento de […]

  2. Reino Unido cria blocos de alvenaria vivos capazes de produzir energia e purificar água | EngenhariaCivil.com

    […] de um novo tipo de blocos para construção em alvenaria, capazes de produzir energia e reciclar águas residuais, entre outras […]

Comentar

* Obrigatório