Liebherr utiliza helicópteros para montar grua no Zugspitze o ponto mais alto da Alemanha

6 Outubro, 2015.

Liebherr utiliza helicópteros para montar grua no Zugspitze o ponto mais alto da Alemanha

O projeto de construção de um novo teleférico para o Zugspitze, o pico mais alto da Alemanha, exigiu a montagem de uma grua torre a uma altitude de 2975 metros. A operação, levada a cabo pela fabricante germânica de equipamento de construção, Liebherr e pela companhia aérea suíça Heliswiss, implicou a intervenção de uma equipa especializada em montagens de gruas em pontos de difícil acesso e a utilização de uma gama alargada de meios logísticos no transporte e instalação.

O equipamento montado foi uma grua Liebherr 150 EC-B, que possui uma lança com 50 metros de raio operativo e uma amplitude de deslocamento vertical de gancho, de 19 metros. A capacidade máxima de elevação é de 2.6 toneladas.
A opção pela Liebherr 150 EC-B deveu-se sobretudo à sua capacidade de operar a temperaturas muito baixas, de -25°C e de possuir uma estrutura de estabilização que lhe permite resistir a ventos superiores a 280km/h. Além disso, devido ao seu corpo modular, a grua pode ser montada e desmontada facilmente, sendo constituída por componentes de peso inferior a 3.4 toneladas (uma característica essencial devido à capacidade máxima dos helicópteros de transporte usados).

O novo teleférico ligará a estação intermédia de Sonnalpin ao pico do Zugspitze e, entre outros recordes, incluirá o mais alto pórtico metálico de suporte de teleférico, do mundo.

No vídeo abaixo a Liebherr mostra a arriscada operação de montagem da grua, que exigiu uma preparação de vários meses.

(ver vídeo em fullscreen)

Fonte: Liebherr | Imagens (adaptadas): via Liebherr | Video: Liebherr




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório