Eleito o melhor edifício de grande altura da China em 2016

20 Julho, 2016.

Eleito o melhor edifício de grande altura da China em 2016

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) e o Comité de Intercâmbio Internacional para os Edifícios de Grande Altura da China (CITAB) selecionaram os melhores arranha céus da China de 2016. De entre os 14 edifícios finalistas, o grande vencedor foi o gigante de 136 metros de altura, Bund SOHO, localizado em Huangpu, Xangai.

O Prémio de Melhor Edifício de Grande Altura da China reconhece anualmente projetos que se destacaram pela contribuição extraordinária para o avanço das tecnologias de arranha-céus e do ambiente construído.
Os projetos selecionados são caracterizados pela acentuado caráter sustentável, inovação no que diz respeito ao design e pelo seu papel na melhoria inegável do ambiente urbano circundante.

O júri teve igualmente em conta a integração das vertentes arquitetónica, estrutural, de sistemas e serviços, estratégias de dimensionamento sustentável e de segurança e conforto dos seus ocupantes.

As várias dezenas de edifícios apresentadas a concurso, todos eles com mais de 100 metros de altura, localizam-se na China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan, tendo sido concluídos (ou tendo alcançado a altura arquitetónica máxima) entre 1 de Janeiro de 2014 e Dezembro de 2015.

Com 31 pisos, o vencedor Bund SOHO (nas imagens) tem uso comercial de escritórios e possui uma estrutura mista, de betão armado e aço. Foi executado pelo Grupo Shanghai Construction No.1 e projetado pelos gabinetes ECADI e von Gerkan, Marg & Partners. Ao projeto foi também atribuído o Prémio de Excelência.

Também vencedores do Prémio de excelência foram a Torre Ásia Pacífico & Hotel Jinling, em Nanjing, o Hainan Road Lot 10, em Xangai e o Wangjing SOHO, localizado em Pequim.

Aos restantes nove finalistas, a Torre Fake Hills, em Beihai, o Edifício Sede do Banco Hua Nan, em Taipei, o Jiangxi Nanchang Greenland Central Plaza, em Nanchang, a Torre Jiangxi Nanchang Greenland Zifeng, também em Nanchang, o Lujiazui Century Financial Plazam, em Xangai, o OLIV em Hong Kong, a Sede do People’s Daily News, em Pequim, a Torre Taiping Finance em Shenzhen e o Zhengzhou Greenland Plazam, Zhengzhou, foi atribuída uma distinção de honra.

Fonte: CTBUH | Imagens (adaptadas): via Mott MacDonald; Álvaro Vega Sánchez; Genovision




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório