Maior projeto eólico de sempre na Europa avança na Noruega

9 Março, 2016.

Maior projeto eólico de sempre na Europa avança na Noruega

É, de longe, o maior empreendimento eólico onshore alguma vez realizado na Europa. Com uma capacidade combinada de 1000 MW, o projeto eólico tem um custo esperado de 1100 milhões de euros e localizar-se-á na península de Fosen, na Noruega.

A construção, financiada pelo consórcio Fosen Vind DA, formado pela Statkraft, TrønderEnergi e Nordic Wind Power DA, deverá arrancar no segundo trimestre de 2016, estando a conclusão prevista para o final de 2020.
A Statkraft, que terá uma participação acionária de 52.1% ficará responsável pela elaboração do projeto e respetiva construção.

O complexo será formado por um conjunto de parques eólicos capazes de gerar 3.4 TWh de eletricidade anualmente, um valor superior à produção total atual do país.

De forma a cumprir os prazos de execução estipulados, o consórcio fez uma das maiores encomendas de sempre de turbinas eólicas, à fabricante Vestas, estando a entrega das primeiras unidades previstas para 2018.

O complexo eólico será constituído por 278 turbinas eólicas Vestas V117-3.45 MW e V112-3.45 MW com capacidade de 3.6 MW cada uma.

Fonte: Statkraft; Vindsenter Fosen | Imagens (adaptadas): via Vindsenter Fosen




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório