Concluída Maior Central Termosolar do Mundo

18 Fevereiro, 2014.

Maior Central Termosolar do Mundo

A maior central solar térmica do mundo entrou em operação no Deserto de Mojave, no Sudeste da Califórnia. O Sistema de Geração Solar Elétrica de Ivanpah (ISEGS) possui mais de 173 mil helióstatos, painéis espelhados móveis cuja orientação é controlada centralmente e que apontam para uma torre central onde é aquecido um fluido, originando a produção de vapor e acionando as turbinas que geram eletricidade.

O projeto da da Central, que possui uma capacidade de produção de 392 megawatts, o suficiente para abastecer de eletricidade cerca de 140 mil habitações, foi promovido por um consórcio formado pelas gigantes norte-americanas NRG Energy, que atua na área da produção e distribuição energia, Google e BrightSource Energy.

A construção da Central de Ivanpah, que possui três unidades com torres centrais com alturas que rondam os 140 metros, obrigou a um investimento que rondou os 2.2 mil milhões de dólares.
A gigantesca estrutura estende-se por mais de 1400 hectares.

A enorme dimensão do ISEGS permite uma produção que representa cerca de 30% da energia solar gerada em toda a América do Norte.

Fonte: ISEGS; BrightSource Energy
Imagens: via BrightSource Energy




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Concluída Maior Central Termosolar do Mundo

  1. Imagem do Dia: Concluída Construção da Maior Central Fotovoltaica do Mundo | EngenhariaCivil.com

    […] concluída nos EUA a construção da maior central fotovoltaica do mundo. O Projeto Solar Agua Caliente localiza-se em Yuma, no deserto do Arizona e […]

  2. Projeto de construção da mais alta torre solar do mundo está em curso em Israel | EngenhariaCivil.com

    […] Electric e NOY Infrastructure & Energy está a construir em Israel aquele que será um dos maiores parques solares de concentração do Médio-oriente. A central solar de Ashalim será constituída por uma rede de 50 mil espelhos […]

Comentar

* Obrigatório