Sunbreak: Um Sistema de Sombreamento que Reage à Posição dos Ocupantes

14 Agosto, 2014.

Sunbreak: Um Sistema Inteligente de Sombreamento que Reage à Posição dos Ocupantes

A companhia de arquitetura e design NBJJ está a desenvolver um inovador sistema de sombreamento que se adapta automaticamente à posição dos ocupantes no interior dos compartimentos, à presença de nuvens no céu e à incidência da radiação solar. O sistema Sunbreak utiliza painéis recobertos por lâminas de sombreamento que se movem ao longo de trilhos instalados lateralmente nas janelas.

A tecnologia, que promete uma proteção eficaz mesmo em dias de elevada intensidade solar e uma redução significativa nos gastos energéticos de manutenção da temperatura interior de edifícios, pode também ser utilizada para incrementar a iluminação natural nos recantos mais escuros dos compartimentos. Isto é conseguido através da orientação específica das lâminas, de forma a que a luz solar seja refletida para o interior em vez do exterior.

Além do ajuste automático, a posição das lâminas pode também ser acertada remotamente pelos ocupantes, utilizando um tablet ou smartphone, dando àqueles um muito maior controlo sobre o ambiente interior do compartimento em que se encontram.

O funcionamento conjunto, triarticulado, das lâminas de sombreamento do Sunbreak foi inspirado no trabalho desenvolvido por Santiago Calatrava em 1985.

Fonte, Imagens (adaptada) e Vídeo: via NBJJ




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Sunbreak: Um Sistema de Sombreamento que Reage à Posição dos Ocupantes

  1. Dubai Organiza Encontro Internacional de Projeto e Engenharia de Fachadas | EngenhariaCivil.com

    […] de 7 a 9 de Setembro em Amwaj Rotana, no Dubai. Este é um dos maiores eventos na área de fachadas de edifícios do Médio Oriente, focando-se na inovação tecnológica e novos materiais para construção de […]

  2. O arranha-céus tecnologicamente mais avançado do mundo | EngenhariaCivil.com

    […] de área interior, irá contar, entre outros, com uma fachada de elevado desempenho dotada de sombreamento inteligente, equipada com células fotovoltaicas e um inovador sistema de transporte vertical que utiliza […]

Comentar

* Obrigatório