Arena da Amazónia – Estádios da Copa do Mundo 2014

Arena da Amazónia - Estádios da Copa do Mundo 2014

Localizada em Manaus, no interior do Brasil, a cerca de 1500 quilómetros de distância da costa, a Arena Amazónia é um dos mais belos estádios da Copa do Mundo 2014. Projetada pelo atelier de arquitetura alemão Gmp e pela consultora de engenharia de estruturas Schlaich Bergermann and Partner em cooperação com os brasileiros da STADIA, a Arena da Amazónia foi construída sobre o antigo Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), possuindo uma capacidade máxima de 44 mil espetadores.

O design do estádio procurou, de forma eficiente, simbolizar a localização, no coração da floresta tropical amazónica, tendo em conta a diversidade natural e a a topografia do local onde se insere.

Um dos pontos distintivos da Arena Amazónia é a sua cobertura retrátil em consola, com elementos construtivos ocos, que têm simultaneamente funções estruturais e de drenagem. Esta característica é de importância fundamental numa zona húmida, de elevada pluviosidade.
O revestimento da cobertura, que se prolonga pelas fachadas do estádio, é constituído por elementos translúcidos de fibra de vidro que formam um padrão losangonal de cor branca.

A Arena da Amazónia foi dimensionada com sustentabilidade em mente, podendo vir a ser umas das primeiras estruturas do Estado do Amazonas a obter a certificação LEED (leadership in energy and environmental design). Neste âmbito houve preocupações especiais na utilização dos recursos hídricos, consumo de energia, gestão de resíduos e no reaproveitamento dos materiais provenientes da demolição do Vivaldão.
O estádio inclui também sistemas de recolha e utilização das águas da chuva e sistemas fotovoltaicos para iluminação.

Fonte: Gmp | Imagens: via Gmp (adaptada)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório