Anunciada Conclusão da Construção das Torres Gémeas Al Bahr em Abu Dhabi

19 Fevereiro, 2014.

Torres Al Bahr em Abu Dhabi

Foi recentemente anunciada a conclusão da construção das Torres Al Bahr, dois edifícios gémeos de 29 pisos e 145 metros de altura localizados em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A sua característica distintiva é uma fachada automatizada que permite otimizar a entrada de luz solar.

As fachadas dos edifícios são constituídas por cerca de dois milhares de elementos envidraçados motorizados, cuja posição é controlada por um computador central. Estes módulos de proteção, abrem ou fecham automaticamente com base na intensidade da luz que é medida por recetores distribuídos ao longo de toda altura e diâmetro das torres.

Estas “peles” protetoras são consideradas as maiores fachadas computorizadas do mundo, tendo sido concebidas pelo grupo de arquitetura e design Aedas e executadas pela especialista de fachadas, Yuanda.

O projeto de Engenharia Civil esteve a cargo da multinacional de consultoria de engenharia Arup, tendo a construção sido efetuada pelos empreiteiros Al-Futtaim Carillion, NSCC, William Hare e Pt Gulf.

Os edifícios têm uma área interior total de 70 mil metros quadrados e um design inspirado na arquitetura tradicional islâmica.

Uma das torres será a nova sede do instituto governamental Abu Dhabi Investment Council (ADIC), sendo a outra ocupada pelo banco Al Hilal.

Fonte: Aedas; Arup
Imagens: Christian Richters via Aedas




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório