A Extraordinária Nova Sede da Gigante Google

12 Março, 2015.

A Extraordinária Nova Sede da Gigante Google

A companhia norte-americana Google deu a conhecer alguns pormenores da sua nova sede em Mountain View, na Califórnia. O projeto do novo Googleplex, desenvolvido pelos famosos gabinetes Heatherwick Studio e Bjarke Ingels Group (BIG) para a gigante da Internet, é apresentado como sendo algo revolucionário, nunca antes visto em Silicon Valley ou em qualquer outra parte do mundo.

O campus do Google ocupará uma área de 316 mil metros quadrados e a sua construção terá uma forte ênfase ambiental e sustentável.
Os amplos edifícios serão executados usando materiais leves e sistemas modulares, podendo ser facilmente reconfigurados de acordo com as necessidades futuras.
As fachadas e coberturas translúcidas permitirão o aproveitamento da luz natural e a ventilação interior será efetuada, em grande parte, de forma passiva.

O complexo terá também um forte caráter comunitário, não estando o seu uso restrito aos funcionários da empresa mas antes, aberto ao público que poderá visitar livremente a maioria dos edifícios e áreas exteriores.

As zonas verdes ocuparão uma grande porção da superfície do campus, atravessado por múltiplas ciclovias e caminhos pedonais, em vez de estradas.

Esta é a primeira vez que a Google desenvolve um grande empreendimento de raiz, tendo até agora aproveitado e reabilitado edifícios e infraestruturas existentes.

O vídeo seguinte acompanha o processo criativo dos projetistas e os diferentes passos de desenvolvimento do projeto.

Fonte, Vídeo e Imagens (adaptadas): via Google




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório