Arena Castelão – Estádios da Copa do Mundo 2014 no Brasil

Arena Castelão - Estádios da Copa do Mundo 2014

Localizado em Fortaleza, o Estádio Plácido Aderaldo Castelo Branco (Castelão) existe desde 1973, sendo considerada uma das mais importantes e históricas infraestruturas desportivas do Estado do Ceará. Foi rebatizado para Arena Castelão, por ocasião da Copa do Mundo 2014, tendo sido alvo profundas intervenções de requalificação, que permitiram a sua adequação ao evento mundial de futebol que terá início a 12 de Junho no Brasil.

As obras de preparação do Arena Castelão para a Copa do Mundo 2014 consistiram, entre outros, na reconstrução da cobertura, que possibilitou o aumento substancial da área coberta, adição de uma nova bancada, que permitiu estabelecer a lotação do estádio em cerca de 67 mil lugares sentados e construção de novos parques de estacionamento.

A estrutura de cobertura foi executada pelo consórcio formado pela Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, envolvendo a construção de 60 maciços de betão armado sobre os quais foram montadas estruturas metálicas atirantadas em treliça, cada uma com um peso de 28 toneladas, que se prolongam cerca de 50 metros para o interior do estádio.

Outras obras incluíram a recuperação e modernização dos sistemas elétrico e sanitário do estádio.

O Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar efetivamente pronto para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, tendo as obras ficado concluídas com 4 meses de antecedência relativamente ao prazo inicialmente previsto e um dos mais baratos dos últimos quatro campeonatos mundiais de futebol.
Foi também o primeiro estádio do Brasil a receber a certificação LEED (leadership in energy and environmental design).

Fonte: Arena Castelão | Imagens: via Agence France-Presse; Arena Castelão; Wikimedia (adaptada)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório