Investigadores Holandeses Desenvolvem Sistema de Impressão 3D de Alta Resolução com Metal

12 Junho, 2015.

Investigadores Holandeses Desenvolvem Sistema de Impressão 3D de Alta Resolução com Metal

Uma equipa de investigadores da Universidade de Twente e da Fundação para a Pesquisa Fundamental da Matéria (FOM) criaram um revolucionário sistema de impressão metálica 3D de elevada resolução. Com uma precisão sem precedentes, a tecnologia permite a criação de estruturas de elevada complexidade, tendo potenciais aplicações, não só na área da microeletrónica, mas também no fabrico de elementos metálicos para o setor da construção.

Ao contrário de outros sistemas de impressão 3D com metal, que implicam períodos de tempo significativamente longos para a transformação da matéria-prima, o novo dispositivo faz uso de emissores laser de elevada potência que permitem que a liquefação da película metálica de base se dê de forma quase imediata.

O metal derretido é depositado em pequenas gotas microscópicas, que vão formando, sucessivamente, as camadas que compõem o elemento metálico que se pretende fabricar.
Com o novo sistema, o processo de deposição sobre o substrato é efetuado de forma muito precisa, graças ao controlo a montante das características das gotas de metal liquefeito.

Para demonstrar a incrível precisão do novo sistema de impressão 3D de elevada resolução com metal, os investigadores holandeses fabricaram pilares de cobre com apenas 5 micrómetros de diâmetro e 2 milímetros de altura, através da deposição sucessiva de vários milhares de micro-gotas de metal derretido.

Fonte e Imagens (adaptadas): Universidade de Twente; FOM via Phys




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Investigadores Holandeses Desenvolvem Sistema de Impressão 3D de Alta Resolução com Metal

  1. Robôs vão Construir Ponte em Aço na Holanda | EngenhariaCivil.com

    […] às mais recentes tecnologias de impressão 3D com metal a companhia de Engenharia Civil holandesa Heijmans e a start-up MX3D vão construir, no centro de […]

Comentar

* Obrigatório