SAM100 é um robot construtor que está a ser usado em obras reais

4 Outubro, 2016.

SAM100 é um robot construtor que está a ser usado em obras reais

O SAM100 é um sofisticado robot de construção em alvenaria capaz de substituir os operários de construção civil na árdua e repetitiva tarefa de assentamento de blocos. Criado pela empresa nova iorquina Construction Robotics, permite uma execução rápida e de elevada precisão.

Ao contrário de outros robots de alvenaria, o SAM – Semi-Automated Mason (que se traduz para algo como “Pedreiro Semi-Automatizado”) tem já uma larga experiência em campo, tendo sido utilizado em mais de uma dezena de obras.

O SAM100 possibilita a realização de um trabalho completamente autónomo ou cooperativo com o pedreiro humano. No segundo caso é possível, de acordo com o fabricante, o aumento em 3 a 5 vezes da produtividade global, bem como um incremento significativo da consistência produtiva e diminuição dos custos associados à execução do trabalho.

O equipamento funciona em integração com um sistema de controlo, planeamento e gestão que possibilita, por exemplo a recolha de dados de produção com o objetivo de otimizar o desenvolvimento da obra e a previsão de futuros trabalhos.

Além de permitir a execução de elementos construtivos de alvenaria com tijolos cerâmicos e blocos de betão com dimensões standard, o SAM100 possibilita a adaptação ao uso de blocos com qualquer geometria e também a aplicação de diferentes tipos de argamassa, podendo os passos de execução ser planeados em detalhe em fase de projeto.

Fonte: Construction Robotics | Imagem (adaptada): via Construction Robotics




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório