Arena das Dunas – Um Ponto Alto da Engenharia Brasileira no Mundial de Futebol FIFA 2014

12 Fevereiro, 2014.

Arena das Dunas

A Arena das Dunas é um dos 12 estádios projetados para o Mundial de Futebol FIFA 2014, que se realizará entre 12 de Junho e 13 de Julho no Brasil. A sua construção, que teve início em 2011, foi concluída antes do prazo estimado, no princípio de 2014, tendo sido fortemente elogiada pelos inspetores da FIFA. Também o custo da construção, de aproximadamente 400 milhões de reais (cerca de 122 milhões de euros), ficou 3% abaixo do previsto, o que representou uma vitória para a equipa de projeto e execução da infraestrutura desportiva, especialmente dados os sistemáticos atrasos e incidentes em alguns dos outros estádios construídos de raiz ou remodelados para o evento internacional.

Localizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, o estádio é considerado por muitos como uma das mais belas estruturas alguma vez construídas para um mundial de futebol e classificado pelos projetistas como “o mais perfeito estádio da América do Sul”.
O projeto de arquitetura teve autoria do gabinete norte-americano Populous, especializado no dimensionamento de infraestruturas desportivas de grande dimensão.

A Arena das Dunas, cuja construção implicou a demolição do antigo estádio Dr. João Cláudio Vasconcelos Machado (conhecido como Machadão), tem uma capacidade de 42 mil espetadores, estacionamento para 2500 viaturas e extensas áreas comerciais.

A fachada e cobertura do estádio são constituídos por duas dezenas de módulos estruturais em aço, revestidos com elementos de alumínio e PVC. O espaço entre os módulos é recoberto por uma membrana translúcida, o que permite a entrada abundante de luz, mesmo nas zonas mais recuadas das bancadas.

Fonte: Populous
Imagens: Populous; OAS Arenas; Brasil 2014




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Arena das Dunas – Um Ponto Alto da Engenharia Brasileira no Mundial de Futebol FIFA 2014

  1. Arena Castelão - Estádios da Copa do Mundo 2014 no Brasil | EngenhariaCivil.com

    […] Branco (Castelão) existe desde 1973, sendo considerada uma das mais importantes e históricas infraestruturas desportivas do Estado do Ceará. Foi rebatizado para Arena Castelão, por ocasião da Copa do Mundo 2014, tendo […]

Comentar

* Obrigatório