Manutenção de turbinas eólicas com drones pesados

30 Março, 2018.

Manutenção de turbinas eólicas com drones pesados

A empresa Aerones, especializada no fabrico e operação de aeronaves não tripuladas, divulgou um interessante vídeo de demonstração da sua mais recente solução para manutenção de turbinas eólicas. O drone da Aerones pode ser utilizado para o descongelamento e limpeza das pás de rotores eólicos.

O equipamento pesado permite a elevação de até 200 quilogramas, estando ligado ao solo através de um cabo de eletricidade para alimentação e de uma tubagem para transporte de líquidos. Isto permite que o drone possa operar durante largos períodos de tempo, sem necessidade de controlo constante do nível das baterias.

Os líquidos para descongelamento e limpeza são bombeados utilizando bombas de elevada pressão existentes num veículo de transporte, que inclui igualmente um gerador de energia, um heliporto e todos os componentes necessários à operação.

A empresa sediada em Riga, na Letónia, está igualmente a desenvolver software que permita a autonomia do drone e automatização integral das tarefas de manutenção, possibilitando a dispensa de operadores humanos.

Os drones da Aerones são fabricados sem pontos únicos de falha, de forma a que em caso de avaria de qualquer dos componentes, a aeronave possa ser pousada em segurança.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Aerones | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Aerones




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório