Arena Pernambuco – Estádios da Copa do Mundo 2014 no Brasil

16 Junho, 2014.

Arena Pernambuco – Estádios da Copa do Mundo 2014 no Brasil

Construído pela empresa brasileira de engenharia Odebrecht, para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, o Arena Pernambuco é apontado como uma referência em construção sustentável, devido ao uso generalizado de energias renováveis no seu funcionamento, aos sistemas de recolha e reutilização de águas e à otimização da ventilação natural do estádio.

Oficialmente denominado Itaipava Arena Pernambuco, devido a um contrato celebrado com a empresa detentora da marca de cerveja Itaipava, o estádio localiza-se em São Lourenço da Mata, em Recife, possuindo uma capacidade máxima de 46 mil espetadores.

A Arena Pernambuco foi construída de raiz, para duas grandes competições internacionais, a Copa das Confederações FIFA de 2013 e a Copa do Mundo FIFA de 2014, com um perfil multi desportivo, podendo ser adaptada para diferentes tipos de modalidades e eventos.
No final da Copa do Mundo 2014, a Arena Pernambuco tornar-se-á o estádio-sede Clube Náutico Capibaribe.

O projeto arquitetónico do estádio foi desenvolvido pelo atelier Fernandes Arquitetos Associados, também responsável pelo Estádio do Maracanã.

As fachadas da Arena Pernambuco são revestidas com almofadas pressurizadas de película polimérica de ETFE (etileno tetrafluoretileno), conhecidas pelas excelentes propriedades de isolamento térmico. A fixação das almofadas de ETFE á estrutura metálica periférica do estádio foi executada utilizando perfis de alumínio.
As fachadas são também dotadas com um sistema inteligente de iluminação LED, de cor e intensidade variáveis.

A zona do complexo desportivo do Arena Pernambuco, que inclui um campus universitário, um recinto desportivo coberto, centro de convenções e espaços comerciais, distribui-se por uma área superior a 50 hectares, estando integrada numa extensa área verde dos subúrbios de Recife.
O estádio teve um custo total de projeto e construção de 532 milhões de reais (cerca de 177 milhões de euros).

Fonte: Copa 2014; Itaipava Arena Pernambuco; Fernandes Arquitetos Associados | Imagens: via Fernandes Arquitetos Associados




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Arena Pernambuco – Estádios da Copa do Mundo 2014 no Brasil

  1. Fernandes Arquitetos Revela Imagens de Arena Multiusos em Cochabamba na Bolívia | EngenhariaCivil.com

    […] atelier Fernandes Arquitetos, responsável por obras como o Estádio do Maracanã ou a Arena Pernambuco divulgou imagens do estudo da nova Arena Cochabamba. Com uma capacidade para 60 mil pessoas, a […]

Comentar

* Obrigatório