A Construção do Novo Estádio do Maracanã

25 Janeiro, 2012.

Novo estádio do maracanã

O mítico Estádio do Maracanã é uma das maiores obras de Engenharia Civil do Brasil e irá ser, em 2014, palco de mais um evento de importância mundial, albergando a final da Copa do Mundo. Todo o Rio de Janeiro está a sofrer profundas remodelações, para receber o evento e o Estádio do Maracanã não é excepção, estando a ser alvo de intervenções de reforço estrutural e melhorias funcionais e de segurança.

A História do Estádio do Maracanã

O Maracanã foi construído nas décadas de 40 e 50 do século passado, para receber o campeonato do mundo de futebol de 1950. No entanto só nos anos 60 o estádio assumiu a configuração final, uma vez que as obras só terminaram definitivamente em 1965.

História do estádio do maracanã

Este colosso foi, durante muitos anos, considerado o maior recinto desportivo do planeta, com os seus quase 300 m de diâmetro médio exterior (as bancadas do estádio têm uma disposição oval) e mais de 80 mil lugares sentados (apesar de já ter albergado cerca de 180 mil pessoas em alguns eventos). Actualmente é o maior estádio do Brasil, um dos maiores estádios do mundo e seguramente, o mais icónico estádio de todos os tempos.

A Antiga Estrutura do Estádio do Maracanã e a sua Evolução

O estádio do Maracanã é, do ponto de vista estrutural, o perfeito exemplo de sobredimensionamento estrutural de betão armado. Isto, porque devido à urgência da sua finalização, foram adoptados coeficientes de segurança muito superiores aos correntemente utilizados na época. Apesar das diversas patologias estruturais, que foram sendo corrigidas ao longo dos anos, era comum dizer-se, em tom de gracejo, que a estrutura do estádio suportaria, de uma forma global, o dobro das solicitações que inicialmente lhe foram delegadas.

Estrutura exterior do estádio do maracanã

O estádio sofreu também diversas modificações funcionais ao longo dos anos. Devido às suas dimensões, o escoamento de espectadores e a segurança sempre foram questões fundamentais de difícil resolução. Foram feitas diversas modificações nas bancadas, nos acessos exteriores e rampas de acesso, nos corredores de circulação e até o rebaixamento do nível do campo.

O Novo Estádio para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

O novo Estádio do Maracanã será um estádio ultra-moderno, sem remendos, quase feito de raiz. Apesar de a obra ser denominada de “reabilitação”, a profundidade das intervenções e a extensão das demolições, mudarão radicalmente a face desta “landmark” da cidade do Rio de Janeiro.
O projecto é composto por duas fases fundamentais, delimitadas pelos dois eventos que ocorrerão no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Demolição das bancadas de maracanã

A primeira fase, actualmente em curso, compreende a expansão da cobertura do estádio, de forma a que todos os lugares sentados fiquem protegidos, reformulação das bancadas e uma intervenção arquitectónica e estética generalizadas, além de melhorias ao nível funcional e de segurança por recomendação da FIFA.

Bancadas maracanã

Linha de visão bancadas

Uma vez que a arquibancada inferior vai ser demolida na totalidade, a experiência para o espectador será também melhorada, com ângulos de visão para o campo, mais directos e menor poluição visual devido ao reposicionamento de camarotes e bancadas de imprensa.
Os novos planos e rotas de evacuação permitirão a evacuação total do estádio em cerca de 8 minutos

Cobertura de estádio do Maracanã

Mas o novo estádio é também sustentável e tem uma forte vertente ecológica. Por exemplo, a cobertura possui um sistema de drenagem de águas pluviais, que permite a sua reutilização em outras funções do estádio, nomeadamente para limpeza e rega.

Maracanã à noite

Zona do estádio do maracanã

A segunda fase do empreendimento, terá início a partir de 2014 e centrar-se-á na integração do estádio com as infra-estruturas das olimpíadas, nomeadamente a aldeia olímpica e as infra-estruturas de transporte Trans-olímpica, Trans-Carioca e Trans-Brasil, entre outras.

Acessos estádio maracanã

Uma coisa é certa, independentemente das obras de conservação, e dos muitos eventos que ainda albergará, o Estádio do Maracanã permanecerá um ícone do Brasil e da Cultura e História Brasileiras por muitos anos.

Imagens: EMOP, Globo, UOL, Consórcio Maracanã Rio 2014, Arthur Rosalvos
Fontes: EMOP, Consórcio Maracanã Rio 2014




Outros artigos interessantes:




4 Comentários a A Construção do Novo Estádio do Maracanã

  1. António Vargas

    O Brasil e em especial o Rio de Janeiro está a ter um desenvolvimento nunca visto. O volume de construção é colossal. O estádio do maracanã é o perfeito exemplo.

  2. Mariane

    uma das grandes obras do século XX e uma das mais interessantes do século XXI

  3. Margot Zefirelli

    O colosso caricoca é só lembrado em hora de celebração. Fora de copa não tem reparação ou limpeza e muito menos reabilitação. Foi com muita tristeza que vi o maracanã abandonado durante décadas

  4. jessica santos da silva

    ADORO TODAS ESSAS PAGINAS .BJO OBRIGADA

Comentar

* Obrigatório