Projetado para Estocolmo um Arranha-céus em Madeira

20 Junho, 2013.

Arranha-céus em Madeira

A Engenharia Civil Sueca, proeminente na construção sustentável poderá alcançar um novo patamar, caso avance o projeto de um edifício de 34 pisos, construído inteiramente em madeira. Da autoria da consultora Tyréns e dos ateliers CF Møller e Dinell Johansson, esta enorme estrutura está prevista para a cidade de Estocolmo e dispensará, na quase totalidade, o uso de aço e betão armado.

Do ponto de vista estrutural, a exceção ao uso da madeira será o núcleo central em betão armado, justificado pelos projetistas pelo facto de num edifício moderno cada material dever ser aplicado na situação e sítio adequados. No entanto os mesmos realçam que embora económica e construtivamente menos favorável, mesmo aí seria tecnicamente possível substituir o betão por madeira.
A transparência da fachada permitirá a observação, do exterior, do intrincado de pilares, vigas lajes e paredes interiores em madeira.

Arranha-céus em Madeira

Devido à disponibilidade massiva do material na Suécia, a madeira tem vantagens em termos de custos. Por outro lado, pelo facto de ser mais leve que o aço, também os custos de transporte são mais baixos.
A madeira é também um dos materiais mais sustentáveis para construção, devido à quase ausência de desperdícios e diminuta produção de CO2 no seu fabrico. As estruturas de madeira possuem igualmente excelente comportamento ao fogo e boas características mecânicas, acústicas e de isolamento térmico.
O uso de madeira em habitações permite uma adequada conservação de energia e manutenção da temperatura interior

Se construído, o edifício ultrapassará, por muito, o edifício Stadthaus – Murray Grove em Londres, atual detentor do recorde de altura em estruturas habitáveis de madeira, com nove pisos e pouco mais de 30 metros.

Arranha-céus em Madeira

Arranha-céus em Madeira

Arranha-céus em Madeira

Arranha-céus em Madeira

Imagens: Berg; C.F. Møller Architects ; EngenhariaCivil.com
Fonte: CF Møller




Outros artigos interessantes:




4 Comentários a Projetado para Estocolmo um Arranha-céus em Madeira

  1. Revelado Masterplan Para Construção do Complexo dos Jogos Pan-Africanos de 2015 | EngenhariaCivil.com

    […] para o Masterplan dos Jogos Pan-Africanos de 2015, em Brazzaville, na República do Congo. O projeto de construção do complexo desportivo inclui um estádio de 70 mil lugares, um centro aquático com duas piscinas […]

  2. Lançado Documentário Sobre uma das Mais Icónicas Fotografias de Engenharia Civil | EngenhariaCivil.com

    […] “Lunch atop a Skyscraper” capturada em 1932 durante a construção, em Nova Iorque, do arranha-céus Rockefeller Center, que retrata onze operários de construção civil na pausa para almoço […]

  3. Arranha-céus em Espanha Dimensionado Sem Elevadores | EngenhariaCivil.com

    […] foram previstos no projeto, tornando virtualmente inabitáveis quase metade dos apartamentos do arranha-céus de 47 […]

  4. Karlavagnstornet Será o Mais Alto Edifício da Suécia com Altura Superior a 200 Metros | EngenhariaCivil.com

    […] uma altura que poderá situar-se entre 202 e 231 metros, o Karlavagnstornet será o maior arranha-céus da Suécia. Os cinco finalistas para o projeto da torre, foram conhecidos esta semana e incluem gabinetes como […]

Comentar

* Obrigatório