Arranha-céus em Espanha Dimensionado Sem Elevadores

14 Agosto, 2013.

Arranha-céus em Espanha Dimensionado Sem Elevadores

A construção da Torre InTempo, um dos mais altos edifícios da União Europeia, atualmente em curso, continua rodeada de polémica, com sucessivas inconformidades e erros de projeto. Recentemente veio a público uma nova surpresa desagradável, os poços de elevador acima do vigésimo andar não foram previstos no projeto, tornando virtualmente inabitáveis quase metade dos apartamentos do arranha-céus de 47 pisos.

Localizado em Benidorm, um dos destinos turísticos preferidos dos espanhóis, alemães e holandeses e, até há poucos anos, de muitos portugueses, o InTempo foi dimensionado originalmente para ter apenas 20 pisos. O incremento em altura, para 200 metros, foi apresentado às autoridades estatais, como um sinal claro da saída da cidade da crise económica.

O problema surgiu devido ao facto do projeto original não ter sido atualizado convenientemente e o espaço que deveria estar destinado às salas de máquinas e aos poços de elevadores ter sido ocupado por apartamentos.

Em 2009, a crise bancária colocou em perigo a viabilidade do projeto, tendo o mesmo passado para o controlo de uma nova sociedade construtora, que tem estado envolvida em sucessivos erros de execução.

Até ao momento foi construída cerca de 94% da estrutura do edifício e 35% dos 269 apartamentos foram vendidos, estando a conclusão do projeto apontada para Dezembro de 2013.
Não é ainda conhecida, no entanto, a solução adotada pelos projetistas para resolver o problema, incontornável, da ausência de elevadores.

ATUALIZAÇÃO: InTempo Desmente Esquecimento de Elevadores no Maior Edifício Residencial da Europa

Imagens: InTempo – Edificio Benidorm; El País
Fonte: El País




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Arranha-céus em Espanha Dimensionado Sem Elevadores

  1. Ibanez

    Talvez uma solução seria fazer um elevador externo, do tipo panoramico.

  2. InTempo Desmente Esquecimento de Elevadores no Edifício | EngenhariaCivil.com

    […] erros de projeto do Edifício InTempo, um dos mais altos edifícios residenciais da Europa, localizado em Benidorm, poderão não incluir […]

Comentar

* Obrigatório