Engenheiros criam material de isolamento térmico 30 vezes mais forte que os isolamentos tradicionais

19 Março, 2018.

Engenheiros criam material de isolamento térmico 30 vezes mais forte que os isolamentos tradicionais

Investigadores da Faculdade A. James Clark de Engenharia da Universidade de Maryland criaram um novo tipo de material de isolamento térmico, amigo do ambiente e de elevada resistência mecânica. O inovador material de isolamento, denominado “Nanowood” é fabricado em madeira, através de técnicas de nano engenharia.

A madeira é capaz de conduzir o calor através dos canais destinados ao transporte de água e nutrientes no interior das árvores, desde as raízes até às folhas. Apesar da transmissão do calor ser relativamente eficiente na direção das fibras, na direção transversal é bloqueada, muito devido à organização geométrica das fibras.

Os engenheiros de Maryland aproveitaram esta característica dos elementos de madeira para criar o novo material de isolamento nano estruturado, orientando as fibras de madeira na direção certa, de forma a que a transmissão de calor fosse atenuada o máximo possível.

Para tal recorreram à remoção da lignina, a macromolécula que confere a rigidez, impermeabilidade e resistência às árvores e também à eliminação das fibras curtas que servem de suporte às fibras longas de celulose contribuindo para a defesa microbiológica e mecânica das estruturas internas das plantas.
As fibras longas de celulose são depois aglomeradas e unidas, conferindo ao material obtido elevada resistência mecânica.

De acordo com os investigadores, o material de isolamento à base de madeira possui uma maior capacidade de isolamento que a esferovite ou o aerogel de sílica e é 30 vezes mais forte que os produtos comerciais à base de celulose.

Por outro lado, as fibras de madeira constituintes da Nanowood não causam, ao contrário de isolantes como a lã de vidro, reações alérgicas ou irritação dos tecidos pulmonares.

A nano-madeira pode ser fabricada na forma de blocos ou em lâminas finas, passíveis de serem ajustadas a qualquer tipo de superfície construtiva e transportadas em rolos.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Universidade de Maryland | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Universidade de Maryland




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Engenheiros criam material de isolamento térmico 30 vezes mais forte que os isolamentos tradicionais

  1. Vilma

    Boa noite.
    Estou fazendo um projeto de residência em containers de forma o mais sustentável possível.
    Gostaria de obter informações sobre a matéria acima, se é compatível, e uma base de valor por metro quadrado.

    Grata

    Att aguardo retorno.

Comentar

* Obrigatório