Kewazo é um robot especializado na montagem de andaimes

12 Abril, 2018.

Kewazo é um robot especializado na montagem de andaimes

A startup tecnológica alemã Kewazo deu a conhecer o seu sistema robótico de auxílio à montagem de andaimes em estaleiros de construção civil. O sistema promete reduzir substancialmente o tempo de montagem de andaimes e os custos de instalação em 33%.

O robot é capaz de se mover horizontal e verticalmente ao longo de qualquer tipo de sistema de andaimes e transportar os diferentes elementos constituintes deste tipo de estruturas de suporte temporário.
Inclui vários tipos de sensores destinados a detetar não só a posição do próprio robot, os trajetos e a forma mais eficiente de os percorrer, mas também identificar a localização dos trabalhadores humanos, de forma a que o auxílio e interação homem/máquina seja o mais eficiente possível.

O software dos robots Kewazo inclui, além de algoritmos avançados de otimização de trajetos, módulos de aprendizagem artificial que permitem que o sistema possa “aprender” como é que os seus pares de carne e osso se movem e operam.

Embora a tecnologia seja destinada à operação com andaimes, esta pode, de acordo com os engenheiros da Kewazo, ser aplicada a outras áreas da engenharia civil e construção civil, tais como a execução de alvenaria ou a pintura de fachadas de edifícios.

A empresa, criada por um antigo estudante da Universidade Técnica de Munique é formada por engenheiros civis e engenheiros de hardware e software, desenvolvendo a sua atividade em parceria com a fabricante alemã de semicondutores Infineon Technologies.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Kewazo | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Kewazo




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório