Heliotrope – Uma Casa Rotativa Otimizada para o Aproveitamento de Energia Solar

2 Janeiro, 2014.

Heliotrope - Uma Casa Rotativa Otimizada para a Produção de Energia Solar

O Heliotrope é um edifício de habitação dimensionado para o aproveitamento de energia solar sendo, aquando da sua construção, o primeiro do mundo a produzir mais energia do que a usada no seu funcionamento. A sua estrutura rotativa permite a maximização dos ganhos solares e a orientação ótima dos painéis fotovoltaicos existentes na cobertura.

Localizado em Freiburgo, Alemanha, foi desenvolvido pelo arquiteto Rolf Disch há cerca de duas décadas, tendo desde então sido construídos vários edifícios baseados no mesmo conceito.

Esta habitação amiga do ambiente inclui um conjunto vasto de tecnologias que permite não só o aproveitamento da energia do sol, mas também a produção do mínimo possível de resíduos.

Além de um sistema fotovoltaico com painéis de duplo eixo, com mais de 50 metros quadrados de superfície, o edifício está dotado de uma instalação de bombas de calor geotérmicas e uma unidade de cogeração que produz eletricidade e calor. As varandas dos diferentes pisos do edifício estão dotadas de grades solares-térmicas, que possibilitam o aquecimento da água para uso doméstico.

O edifício possui também sistemas de reutilização das águas provenientes dos lavatórios e banheiras e de compostagem de detritos orgânicos.

O edifício foi alvo de alguma crítica aquando da sua execução, sendo até classificado de inadequado para utilização como casa de habitação, devido à extrema otimização térmica que, inicialmente o tornava demasiado quente. No entanto, ao longo dos anos o projeto foi sendo melhorado, com incorporação de novas tecnologias, sendo os problemas iniciais ultrapassados.

Os sistemas de produção de energia combinados com um isolamento térmico eficaz, permitem que, dependendo da altura do ano, o Heliotrope seja capaz de gerar entre quatro a seis vezes a energia utilizada, tornando-o um dos mais eficientes edifícios de habitação do mundo.

Fonte: Rolf Disch
Imagens: via Rolf Disch




Outros artigos interessantes:




4 Comentários a Heliotrope – Uma Casa Rotativa Otimizada para o Aproveitamento de Energia Solar

  1. Network Rail Conclui Construção da Maior Ponte Solar do Mundo no Reino Unido | EngenhariaCivil.com

    […] cobertura solar da Ponte Ferroviária de Blackfriars sobre o Rio Tamisa em Londres foi recentemente inaugurada pela […]

  2. Projeto de Sistemas Solares Térmicos em Edifícios Multifamiliares em Curso da ADENE | EngenhariaCivil.com

    […] de Sistemas Solares Térmicos (PSST). Esta ação de formação, que se centrará no projeto de instalações solares térmicas de média e grande dimensão, em particular em edifícios multifamiliares, destina-se a Engenheiros […]

  3. Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos em Edifícios para Engenheiros e Arquitetos | EngenhariaCivil.com

    […] Esta ação de formação incidirá sobre as soluções técnicas existentes no mercado para os sistemas solares térmicos e sistemas solares fotovoltaicos, bem como sobre os programas de simulação energética de […]

  4. Oman aposta em energias renováveis para produzir petróleo | EngenhariaCivil.com

    […] de Miraah, atualmente em construção no Sultanato de Oman será uma das maiores instalações de aproveitamento de energia solar do mundo quando finalizada. Os mais de 1000 MW de energia térmica de pico não serão no entanto […]

Comentar

* Obrigatório