Primeiros Edifícios de Habitação Social Construídos com Contentores no Canadá

5 Agosto, 2013.

Edifícios de Habitação Social Construídos com Contentores

Os primeiros habitantes do 502 Alexander Street, em Vancouver, vão começar a ocupar o moderno edifício, de três pisos e seis apartamentos, já em Setembro. Estes é um dos dois edifícios de habitação social, pioneiros no Canadá, construídos com contentores marítimos reciclados e perfeitamente integrados arquitetonicamente com os edifícios vizinhos de construção convencional.

O projeto foi promovido pela organização de apoio social Atira e o uso de contentores permitiu reduzir o custo de construção para cerca de 83 mil dólares por apartamento, aproximadamente um terço do exigido se fosse utilizada construção tradicional em betão.

A estrutura de cada edifício é constituída por seis contentores metálicos dispostos em três níveis, agrupados em pares. De forma a evitar que a organização interior dos apartamentos se limite à geometria alongada dos contentores, cada unidade habitacional, de 30 metros quadrados, ocupa dois meios contentores, o que permite que todos os compartimentos, quarto, sala/cozinha e casa de banho estejam distribuídos adequadamente e recebam luz abundante.
O acesso aos apartamentos é feito através de uma escadaria metálica exterior.

Cada apartamento será arrendado por 375 dólares mensais e, dada a recetividade do projeto e apoio da Câmara Municipal de Vancouver, a Atira deverá avançar com a construção de um novo edifício de 42 unidades, ainda este ano.

Imagens: Atira
Fonte: Atira




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Primeiros Edifícios de Habitação Social Construídos com Contentores no Canadá

  1. Heliotrope - Uma Casa Rotativa Otimizada para a Produção de Energia Solar | EngenhariaCivil.com

    […] Heliotrope é um edifício de habitação dimensionado para a produção de energia solar sendo, aquando da sua construção, o primeiro do […]

Comentar

* Obrigatório