Dubai cria o primeiro edifício de escritórios totalmente construído através de impressão 3D

1 Junho, 2016.

Dubai cria o primeiro edifício de escritórios totalmente construído com impressão 3D de betão

O Governo do Dubai anunciou a conclusão do primeiro edifício de escritórios funcional do mundo, construído exclusivamente com recurso a tecnologias de impressão 3D de betão. Localizado junto ao Museu do Futuro, o pequeno edifício modular foi fabricado pela companhia WinSun Global usando uma impressora 3D de betão com 6 metros de altura.

Depois de fabricados, os 17 módulos que constituem a estrutura do edifício foram transportados da fábrica da WinSun Global em Suzhou, no Sudeste da China até ao local de implantação.
Para tornar possível o transporte, a geometria interna dos módulos foi otimizada de forma a reduzir o peso de cada módulo, mantendo no entanto a sua resistência estrutural.

A duração total do processo de pré-fabricação aditiva, com deposição sequencial de sucessivas camadas de argamassa de cimento, foi de apenas 17 dias. A pré-fabricação dos elementos estruturais teve um custo de 125 mil euros.

O assentamento dos módulos, instalação de serviços, execução de interiores e trabalhos de paisagismo tiveram uma duração adicional de cerca de 90 dias.

A inauguração do edifício, realizada na semana passada, teve um significado especial para o emirado, uma vez que foi a primeira estrutura a ser concluída no perímetro do complexo da Cidade do Futuro, cuja finalização está apontada para 2017.

O ambicioso programa de aplicação de tecnologias 3D ao setor de construção do Dubai prevê que, até 2030, estes processos sejam utilizados na execução de um quarto de todos os edifícios do emirado.

Fonte: AP | Imagens (adaptadas): via AP




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório