Australianos Desenvolvem Revolucionário Sistema Subaquático de Aproveitamento de Energia das Ondas

25 Março, 2015.

Australianos Desenvolvem Revolucionário Sistema Subaquático de Aproveitamento de Energia das Ondas

Um inovador sistema de aproveitamento de energia das ondas está a ser testado ao largo da costa ocidental australiana. O CETO 6 faz uso de gigantescas boias subaquáticas, sendo o primeiro sistema do mundo que funciona de forma totalmente submersa e permite, em simultâneo a produção de energia e a dessalinização de água do mar.

A mais recente versão do sistema (batizada de CETO 6), desenvolvida pela empresa Carnegie Wave Energy, utiliza boias com cerca de 20 metros de diâmetro, ancoradas ao leito oceânico, que permitem uma produção próxima de 1000 kW.

O dispositivo, que opera totalmente submerso, utiliza a componente vertical do movimento oceânico para fazer funcionar uma bomba. Esta conduz água a elevada pressão através de uma tubagem até turbinas hidráulicas localizadas em terra. Equipamento gerador de elevada eficiência permite a produção energia.
A pressão da água é também utilizada para fazer funcionar unidades de dessalinização de água do mar.

A tecnologia CETO 6 possibilita que a geração seja igualmente efetuada offshore, através da integração do equipamento gerador na própria boia.

Uma versão intermédia da tecnologia foi instalada ao largo da cidade costeira de Perth no final de 2014, entrando em funcionamento em meados do mês passado.
O Projeto Perth é o primeiro sistema de aproveitamento de energia das ondas, do seu tipo, a fornecer eletricidade à rede pública australiana.
Atualmente o projeto fornece tanto eletricidade como água potável à base naval da Ilha de Garden, propriedade do Departamento de Defesa Australiano

Fonte Vídeo e Imagens (adaptadas): via Carnegie Wave Energy




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório