Investigadores alemães criam portas mais seguras e termicamente mais eficientes

22 Janeiro, 2016.

Investigadores alemães criam portas mais seguras e termicamente mais eficientes

Engenheiros do Instituto Fraunhofer de Matemática Industrial (ITWM) em Kaiserslautern, Alemanha, desenvolveram, através de métodos de simulação computorizada, portas para edifícios residenciais mais eficientes do ponto de vista térmico e mais resistentes a assaltos.

Os investigadores do ITWM partiram de um modelo de porta pré-existente, de elevada segurança e otimizaram o seu comportamento térmico, mantendo a sua resistência mecânica.
Partindo de um coeficiente de transferência térmica de 2.84 W/m²K foi possível, através de múltiplas iterações, durante as quais a geometria, tipo e distribuição de materiais foram sendo alterados, alcançar um valor inferior a 1.3 W/m²K.

Para automatizar o processo foi desenvolvido um software de análise avançada que permite comparar e relacionar ativamente as propriedades estruturais das portas, a transferência de calor e os requisitos normativos de isolamento térmico.

O processo possibilita igualmente discretizar as zonas da estrutura da porta onde as potenciais perdas térmicas podem ter maior expressão.

Fonte: ITWM | Imagem (adaptada): via ITWM




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório