Estádios do Mundial: Construção do Al Thumama

Estádios do Mundial: Construção do Al Thumama

O Comité Supremo para Entrega & Legado do Catar divulgou mais um filme relativo ao progresso da construção dos estádios do Mundial de Futebol FIFA 2022. Desta vez trata-se do Estádio Al Thumama que está atualmente em construção na periferia da cidade de Doha.

Com capacidade para 40 mil espetadores, o estádio será palco dos jogos dos quartos de final do Mundial de Futebol FIFA 2022. Com planta circular, a infraestrutura desportiva possuirá fachadas em aço perfurado com padrão inspirado nos tradicionais chapéus árabes “gahfiya”.

A arena Al Thumama será equipada com um sistema de bancadas amovíveis, estando prevista a redução da capacidade do estádio, para cerca de metade (20 mil lugares sentados), após a conclusão do Mundial de Futebol em 2022.
O complexo desportivo incorporará igualmente uma clínica especializada em medicina do desporto e um hotel, que ficará integrado na própria estrutura do estádio.

No vídeo divulgado pelo Comité Supremo para Entrega & Legado do Catar é possível verificar o avançado estado de execução das fundações do estádio, com 86% das obras de infraestruturas concluídas.
É igualmente mostrada a finalização das operações de construção das estruturas de retenção e a execução das armaduras dos diferentes elementos estruturais das bancadas.

O design do estádio esteve a cargo do estúdio Ibrahim M. Jaidah tendo o dimensionamento estrutural sido feito pela consultora norte-americana de engenharia civil Thornton Tomasetti. A construção do Al Thumama está a ser efetuada por um consórcio de empreiteiros formado pela Al Jaber Engineering e pela Tekfen Construction.

O arranque da execução desta infraestrutura desportiva deu-se em 2017, estando prevista a sua conclusão no final de 2018.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Comité Supremo para Entrega & Legado do Catar | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Comité Supremo para Entrega & Legado do Catar




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório