Porque é que o betão necessita de reforço

1 Maio, 2018.

Porque é que o betão necessita de reforço

Em mais um vídeo produzido pelo canal Practical Engineering é explicada a forma como o betão se comporta e porque é que o reforço, no betão armado, é essencial para que as estruturas de betão tenham resistência e desempenho adequados.

No pequeno vídeo é abordada e demonstrada a maior fraqueza do betão, a sua resistência à tração, que é significativamente inferior à sua resistência à compressão. A armadura de aço ou outro tipo de reforço, vai permitir que o betão tenha um comportamento mais uniforme no que diz respeito àquelas duas propriedades.

São explicados os diferentes tipos de esforços a que um elemento estrutural de betão armado se encontra tradicionalmente sujeito, incluindo esforços axiais (de tração e compressão) e esforços transversos.

No filme são levados a cabo ensaios de tração e compressão, em provetes cilíndricos de betão, para demonstrar o diferencial entre o comportamento à tração e compressão. É igualmente efetuado um ensaio de flexão, que permite mostrar como é que os diferentes tipos de esforços se distribuem num elemento paralelepipédico de betão e quais as zonas mais solicitadas.

São igualmente abordadas as características dos diferentes tipos de varões de aço para reforço de estruturas de betão e o seu papel na transição de um comportamento frágil para um comportamento dúctil.

Finalmente são explicadas as virtudes do betão pré-esforçado e a forma como este funciona na melhoria do desempenho das estruturas de betão.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Practical Engineering | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Practical Engineering




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório