Ponte Schaufelschlucht na Áustria

21 Agosto, 2014.

Ponte Schaufelschlucht na Áustria

Localizada na região alpina de Dornbirn, na Áustria, a Ponte Schaufelschlucht é um bom exemplo de como o betão armado pode ser utilizado de forma simples e harmoniosa na execução de estruturas, sem a absoluta necessidade da esbelteza da construção em aço. Projetada pelo gabinete Marte Marte esta obra-de-arte de apenas 16.5 metros de comprimento, transpõe uma ravina na estrada nacional para o distrito de Ebnit, partindo de um trecho em secção corrente e terminando num pequeno túnel.

O betão nu desenvolve-se em linhas curvas discretas que acompanham a orografia local, como se de um monólito de rocha tombado se tratasse.
Com uma largura variável entre 5 e 6.5 metros, a estrutura assenta diretamente no maciço rochoso, disponibilizando uma largura de circulação de 4.2 metros.

Esta é apenas uma de um conjunto de três obras-de-arte da autoria dos projetistas do Marte Marte e a segunda a ser construída naquela região montanhosa da Áustria.

O projeto e construção da Ponte Schaufelschlucht tiveram um custo de 450 mil euros.

Fonte: Marte Marte | Imagens (adaptadas): Marc Lins via Marte Marte




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Ponte Schaufelschlucht na Áustria

  1. Engenheiros Espanhóis Criam Inovadoras Torres Eólicas Sem Pás | EngenhariaCivil.com

    […] ideia para a Vortex nasceu do fenómeno de instabilidade dinâmica que provocou o colapso da famosa Ponte Tacoma Narrows, nos EUA, nos anos […]

Comentar

* Obrigatório