Engenheiros Espanhóis Criam Inovadoras Torres Eólicas Sem Pás

18 Maio, 2015.

Engenheiros Espanhóis Criam Inovadoras Torres Eólicas Sem Pás

Chama-se Vortex e é uma nova solução eólica de design vertical concebida por um conjunto de empreendedores espanhóis. Sem quaisquer pás ou componentes internos móveis, o dispositivo aproveita a energia resultante da sua própria oscilação. De acordo com os seus criadores, a ideia para a Vortex nasceu do fenómeno de instabilidade dinâmica que provocou o colapso da famosa Ponte Tacoma Narrows, nos EUA, nos anos 40.

O dispositivo aproveita os vórtices de vento que se formam em torno do mastro. Quando estes vórtices possuem a mesma frequência (que depende da velocidade do vento) que a estrutura, ocorre um pico de absorção de energia, decorrente da formação de mecanismos de acoplamento aeroelástico. É esta energia, transmitida do fluido (vento) para a estrutura, que vai ser utilizada para gerar eletricidade.
A conversão da energia mecânica da estrutura para eletricidade é efetuada através do uso de alternadores e tecnologias de indução eletromagnética.

Os engenheiros espanhóis apresentam como grande vantagem da Vortex, relativamente às turbinas eólicas convencionais, o seu baixo preço, custando cerca de metade destas para o mesmo volume de produção elétrica.
Além disso, uma vez que não possuem componentes móveis, o desgaste (e consequentemente a necessidade de operações de manutenção e reparação) diminui drasticamente.

O protótipo da Vortex pode ser utilizado, de forma eficiente, para ventos com velocidades compreendidas entre 1.5 m/s e 7 m/s, no entanto o dispositivo está a ser melhorado para que possa ser utilizado com velocidades até 15 m/s.

Os criadores desta inovadora tecnologia irão promover uma campanha de crowdfunding, ainda este ano, para financiar o seu desenvolvimento.

Fonte: Vortex Bladeless | Imagens (adaptadas): via Vortex Bladeless




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Engenheiros Espanhóis Criam Inovadoras Torres Eólicas Sem Pás

  1. Inovador Escudo Defletor Aumenta o Desempenho de Turbinas Eólicas | EngenhariaCivil.com

    […] de forma otimizada os fluxos de ar para as pás giratórias e que pode ser acoplado a rotores de torres eólicas convencionais. A GE promete um aumento de desempenho que pode chegar aos […]

  2. MIT utiliza inteligência artificial para otimizar a construção de parques eólicos | EngenhariaCivil.com

    […] (IJCAI 2015), uma nova metodologia de base estatística que permite otimizar a localização de torres eólicas. A nova técnica do MIT possibilita a previsão da capacidade de geração energética de parques […]

  3. Turbina eólica inovadora mimetiza movimento das asas dos colibris | EngenhariaCivil.com

    […] tecnológica Tyer desenvolveu uma turbina eólica inovadora que mimetiza o movimento das asas dos colibris. Em vez de pás, as novas turbinas estão equipadas […]

Comentar

* Obrigatório