Fibras de Celulose Mais Resistentes que o Aço Fabricadas por Investigadores Suecos

5 Março, 2015.

Fibras de Celulose Mais Resistentes que o Aço Fabricadas por Investigadores Suecos

Investigadores do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira do Instituto Real de Tecnologia (KTH) em Estocolmo desenvolveram uma técnica de fabrico que permite a obtenção de fibras de celulose com uma resistência superior à do aço. A nova tecnologia poderá impulsionar o setor de produção de materiais estruturais biodegradáveis, ideais para aplicações de baixo custo e caráter temporário.

Estas fibras biodegradáveis podem também substituir os materiais de construção à base de fibra de vidro, constituindo uma alternativa mais sustentável.

O segredo da técnica está no controlo exercido sobre a disposição de cada uma das 40 milhões de pequenas fibrilas, elementos microscópicos constituintes das fibras, que são rearranjados de forma otimizada, mimetizando a geometria encontrada na natureza.
De acordo com os investigadores da universidade sueca, apesar da separação das fibrilas já ter sido conseguida no passado, nunca antes havia sido criado um processo eficaz de rearranjo das mesmas.

As fibrilas são retiradas de fibras naturais de celulose e rearranjadas para formar filamentos extremamente resistentes, com espessuras que variam entre os 10 e 20 mícrones, o tamanho aproximado de um fio de cabelo.

Além do uso de materiais naturais, a técnica em si é também amiga do ambiente, uma vez que requer unicamente a adição de cloreto de sódio (sal comum) para promover a colagem entre fibrilas.

Os investigadores conseguiram também controlar a flexibilidade dos filamentos, através de acertos no alinhamento das fibrilas.

Fonte e Imagens (adaptadas): via KTH




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Fibras de Celulose Mais Resistentes que o Aço Fabricadas por Investigadores Suecos

  1. Betão Projetado Mais Resistente Desenvolvido Por Engenheiros Alemães | EngenhariaCivil.com

    […] Para isso os investigadores alemães recorreram à integração, em muito elevadas percentagens, de fibras de aço naquele […]

  2. Estruturas de Suporte Para a Energia Eólica em Workshop do ECCS | EngenhariaCivil.com

    […] Convenção Europeia Para a Construção em Aço (ECCS) e a Plataforma Europeia de Tecnologias do Aço (ESTEP) organizam, no próximo dia 19 de […]

  3. Estudantes de Engenharia Civil Criam Placas para Construção à Base de Cascas de Arroz | EngenhariaCivil.com

    […] um subproduto da indústria agrícola, para produzir placas para construção, alternativas aos aglomerados de madeira. Embora aquele resíduo seja utilizado no fabrico de elementos construtivos há mais de duas […]

Comentar

* Obrigatório