ACP 1.0.2: Programa de verificação estrutural em fase de construção

14 Março, 2016.

ACP 1.0.2: Verificação estrutural em fase de construção

Desenvolvido pela ArcelorMittal, o ACP 1.0.2 é um programa de verificação estrutural, de elementos mistos de aço e betão à encurvadura por flexão-torção, durante a fase de construção da estrutura.

O software ACP 1.0.2 utiliza uma interface gráfica simples para a introdução das diferentes características da estrutura, facilitando o dimensionamento preliminar de estruturas metálicas e mistas durante os estudos de engenharia.

Permite a definição das características de vigas, simples em aço ou aço parcialmente embebidas em betão, da secção (IPE, IPN, HE, HL, HD, HP, UB, UC, UBP, W, H, J e S), das dimensões e tipo de aço, bem como da existência de restrições da secção transversal (distribuídas uniformemente sobre o banzo superior da viga) e rigidez (lateral e à torção) de molas.
No caso de vigas parcialmente embebidas em betão é possível ainda a configuração da classe do betão, cimento e idade mínima, bem como da armadura de reforço longitudinal, nomeadamente o tipo de aço, posições dos varões e diâmetros de estribos e varões.

Para lajes, o ACP 1.0.2 permite a definição do tipo de chapa de aço usada (PAS Cofrasta 40, PAB Cofrasta 60, PAB Cofrasta 70, HMP SUper – Floor 77, PL 59/150, PL 76/383, HI BOND 55.750, HI BOND 55.800, HI BOND 77 e HOLORIB HR 51/150), das suas dimensões, do tipo de ligações entre a chapa e a viga (conetores por impacto, parafusos com anilhas de aço e parafusos com anilhas de borracha) e das costuras (ligação chapa a chapa com rebites cegos ou parafusos).
Possibilita também a configuração da disposição do pavimento para o efeito de diafragma, através da introdução do número de vãos e número de chapas que formam o diafragma.

O módulo de definição do sistema estrutural inclui a definição da posição da viga, como exterior ou interior e das condições de apoio da viga, como bi-apoiada, bi-encastrada ou em consola, bem como respetivas dimensões.

Para efetuar o cálculo o ACP 1.0.2 necessita ainda da introdução dos fatores de carga (fatores parciais de segurança) relativos a Estados Limite Últimos e Estados Limite de Serviço e das cargas durante a fase de construção, permitindo a introdução de cargas uniformemente distribuídas relativas ao peso próprio (perfil em aço, revestimento e laje), cargas permanentes adicionais e cargas variáveis.

O pré-dimensionamento efetuado pelo ACP 1.0.2 inclui a verificação aos Estados Limite Últimos e Estados Limite de Serviço, com determinação de zonas com momentos positivos (Med e Mrd) e negativos, bem como do deslocamento atual da viga.

O ACP 1.0.2 gera uma memória de cálculo que inclui os resultados relativos ao valor médio da resistência à compressão do betão em provete cilíndrico, módulo secante de elasticidade do betão, valor de cálculo da resistência à compressão do betão (provete cilíndrico) à idade t = 7 dias, módulo secante de elasticidade do betão à idade t = 7 dias, módulo de elasticidade transversal do betão à idade t = 7 dias, valor de cálculo da tensão de cedência do perfil, valor de cálculo da tensão de cedência da armadura, posição do eixo neutro elástico (eixo forte) medido desde a parte superior do banzo do perfil, posição do eixo neutro plástico (eixo forte) medido desde a parte superior do banzo do perfil para momentos positivos e posição do eixo neutro elástico (eixo fraco) medido desde a parte superior do banzo do perfil.

Fornece igualmente a rigidez à flexão segundo o eixo de menor resistência, rigidez à torção, rigidez ao empenamento, momento crítico elástico, fator de imperfeição para a curva de encurvadura, momento plástico resistente segundo o eixo forte para momentos positivos, esbelteza para a encurvadura lateral torsional para momentos positivos, fator de redução para a encurvadura lateral torsional com momentos positivos, rigidez à flexão segundo o eixo de maior resistência, deslocamento atual da viga, momento limite último positivo aplicado (MEd,pos), momento resistente último segundo o eixo forte para momentos positivos (MRd,pos) e rácio  MEd,pos/MRd,pos.

O ACP 1.0.2 é totalmente gratuito (ver condições de utilização no site da ArcelorMittal) e possui uma interface em português.

Download ACP 1.0.2

ACP 1.0.2 para Windows 32/64 bit (compatível com Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório