Método construtivo de estruturas autoportantes em arco com blocos de betão de encaixe

25 Agosto, 2015.

Inovador método construtivo de estruturas autoportantes em arco com blocos de betão de encaixe

A fabricante de pré-fabricados de betão Lock-Block divulgou dois pequenos filmes que mostram uma inovadora técnica construtiva destinada à execução de passagens inferiores, passagens hidráulicas e túneis em arco com blocos de betão de encaixe. A empresa canadiana utiliza elementos estruturais muito semelhantes a peças de lego e, como dispositivo de suporte provisório, um camião dotado de uma estrutura metálica especialmente preparada para o efeito.

O método construtivo possibilita a execução de estruturas autoportantes em arco de diâmetro e inclinação variáveis, graças à versatilidade da estrutura regulável montada no chamado “zipper truck” (que traduzido para português significa “camião fecho de correr”, devido à forma contínua como permite o sucessivo entrecruzamento dos blocos de betão de encaixe). É também dispensada a execução de elementos de cofragem, podendo o camião ser utilizado indefinidamente sem necessidade de qualquer operação de desmontagem antes de ser utilizado na obra seguinte.

Quando finalizado o empilhamento dos blocos de uma secção do arco, o camião avança, originando o refechamento da secção e deixando lugar para a execução da secção contígua seguinte.
Para trás fica uma estrutura, em blocos de betão de encaixe, de grande estabilidade, capaz de se suportar a si mesmo.

A técnica não é nova, tendo sido utilizada pela primeira vez pela Lock-Block em 2012, na construção de um trecho de teste. No entanto só recentemente a técnica atingiu a maturidade necessária para a execução de estruturas de grande dimensão.

Fonte, Vídeos e Imagens (adaptadas): via Lock-Block




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Método construtivo de estruturas autoportantes em arco com blocos de betão de encaixe

  1. Engenheiro Civil norte-americano cria estruturas em bambu resistentes a sismos | EngenhariaCivil.com

    […] método construtivo desenvolvido pelo Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Cornell, Jack […]

Comentar

* Obrigatório