Posicionamento do novo tabuleiro da Ponte Metálica Velha de Bratislava

31 Agosto, 2015.

Posicionamento do novo tabuleiro da Ponte Metálica Velha de Bratislava

A divisão eslovaca da Eurovia, uma empresa do Grupo Vinci e o Município de Bratislava, divulgaram imagens da reconstrução da Ponte Velha de Bratislava (“Starý Most“). Com 124 anos, a velha estrutura em aço, desempenhava funções de travessia ferroviária sobre o Rio Danúbio. Depois de desmantelada, a ponte foi este ano reconstruída, tendo os núcleos dos pilares de pedra sido reforçados com betão armado e o icónico tabuleiro metálico treliçado totalmente substituído.

A superestrutura, com 460 metros de comprimento, foi inteiramente obtida com base em pré-fabricação e montada sobre os pilares através do transporte horizontal a partir da margem oriental. Na operação, foram utilizados meios terrestres e fluviais de impulso e suporte temporário.

Com a nova estrutura a obra-de-arte assumiu também uma nova função. No âmbito do programa de reabilitação do centro urbano da cidade de Bratislava a velha ponte metálica deixa de ter unicamente fins ferroviários pesados e passa a ter funções pedonais, cicloviárias e de ferrovia leve.

A operação de posicionamento do novo tabuleiro metálico, que é possível observar no filme em time-lapse abaixo, prolongou-se de 27 a 29 de Agosto de 2015.

(ver vídeo em fullscreen)

Fonte, Filme e Imagens (adaptadas): via Eurovia SK; Município de Bratislava




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório