Catalunha Utiliza Robots na Construção de Estruturas

22 Julho, 2014.

Catalunha Utiliza Robots na Construção de Estruturas

Investigadores do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) desenvolveram um inovador processo construtivo que recorre, sequencialmente, a diferentes equipamentos robotizados autónomos para a execução de estruturas. Os robots utilizam tecnologia de impressão 3D e não estão limitados no que diz respeito à dimensão da estrutura a construir, ao contrário de outros sistemas construtivos que utilizam impressão tridimensional.

Na sequência construtiva, o primeiro equipamento utilizado é o Robot de Fundação que imprime as primeiras 20 camadas da estrutura, orientando-se através de marcas no pavimento.

O segundo robot é colocado diretamente sobre a estrutura de fundação, deslocando-se sucessivamente sobre as camadas impressas. Este equipamento é dotado de um sistema de estabilização que lhe permite percorrer as paredes da construção sem que a qualidade da impressão seja alterada. A inclinação do robot e posição da agulha de impressão podem ser modificadas, quando se pretende introduzir curvatura nas paredes.
Devido ao forte vínculo que este robot consegue estabelecer com a estrutura, é também utilizado para a execução das coberturas, janelas, portas, etc.

O terceiro e último robot do processo fixa-se às paredes da estrutura já construída através de um sistema de sucção. Ao contrário dos restantes equipamentos, desloca-se livremente pelo exterior da estrutura, permitindo o traçado de linhas de reforço.

Os robots estão ligados a um reservatório exterior móvel que fornece a argamassa de impressão.

Apesar de ainda se encontrar em fase de desenvolvimento, o sistema Minibuilders poderá ter vantagens significativas sobre os restantes sistemas estáticos de impressão tridimensional para a execução de estruturas, especialmente dada a sua versatilidade, aliando a modularidade à especialização.

Fonte, Imagens (adaptadas) e Vídeo: IAAC




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Catalunha Utiliza Robots na Construção de Estruturas

  1. Imagem do Dia: A Impressora 3D Cerâmica do Projeto Italiano WASP | EngenhariaCivil.com

    […] Advanced Saving Project) apresentou durante a Maker Fair de Roma, um protótipo do seu equipamento de impressão 3D de habitações com materiais cerâmicos. Com 6 metros de altura, a versão final do dispositivo permitirá a […]

  2. Um robot autónomo para construção criado em Zurique | EngenhariaCivil.com

    […] e Sistemas Inteligentes do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique (ETHZ) criou um robot de construção autónomo a que chamou “Fabricador In Situ“. Este robot de […]

Comentar

* Obrigatório