Construção da Torre Muqarnas na Arábia Saudita Aproxima-se da Conclusão

6 Setembro, 2013.

Construção da Torre Muqarnas na Arábia Saudita

A construção da estrutura da Torre Muqarnas em Riade, na Arábia Saudita, aproxima-se da conclusão. O projeto da autoria da consultora de engenharia civil Skidmore, Owings & Merrill é caracterizado por uma fachada constituída por elementos alveolares em vidro e alumínio semelhantes às mísulas tradicionais da arquitetura persa, as Muqarnas.

A Torre Muqarnas é um edifício de escritórios com 30 pisos, 138 metros de altura e 70 mil metros quadrados de área interior que serão ocupados por cerca de onze compartimentos individuais por piso, configuração preferida no mercado imobiliário saudita, em detrimento da tipologia open-space.

O edifício utiliza algumas das mais recentes tecnologias de performance solar e otimização energética. A distribuição dos escritórios em cada piso foi concebida de forma que estes ficassem orientados para norte, para tirar partido da exposição solar, enquanto os sistemas de ascensores e outras instalações se situam a sul. A fachada norte está equipada com elementos laminares cuja espessura e posição varia de acordo com a quantidade de luz solar que atinge cada zona, permitindo a redução do brilho e dos consumos energéticos de refrigeração.
Os escritórios estão equipados com sensores de presença, que possibilitam a diminuição dos gastos com iluminação artificial.

Fonte: Skidmore, Owings & Merrill
Imagens: Skidmore, Owings & Merrill




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Construção da Torre Muqarnas na Arábia Saudita Aproxima-se da Conclusão

  1. ADRIANO SOUZA

    Caros Senhores,
    Vocês dispõe de algum perfil de sondagem de solo de Riad na Arábia Saudita, para entender melhor onde se apoiam as mega construções erguidas lá.
    Desde já agradeço a atenção.

    Adriano Souza

Comentar

* Obrigatório