Torre Eólica da Sky – Um Marco no Aproveitamento de Energias Renováveis em Cidades

5 Dezembro, 2013.

Torre Eólica da Sky

O edifício sede do grupo britânico de comunicações Sky, localizado em Londres, possui uma estrutura de características únicas no panorama do aproveitamento de energia eólica em cidades europeias. A Torre Eólica da Sky, com 57 metros de altura e um desenvolvimento vertical em espiral foi projetada pelo gabinete de engenharia Arup e a sua construção gerida pelo grupo MITIE.

A estrutura, que fez parte da exclusiva shortlist dos Prémios Estruturais 2013 da Instituição de Engenheiros de Estruturas (ICE), é dotada de uma turbina Northwind 100, fabricada pela Northen Power Systems, capaz de uma produção anual de 133MWh.
A energia gerada é suficiente para manter toda a iluminação artificial do edifício, incluindo de escritórios, estúdios e compartimentos técnicos.

O seu design espiralado e superfície perfurada, atenua os efeitos dos vórtices de vento, evitando possíveis mecanismos de feedback positivo resultantes da excitação por ressonância, o que poderia provocar esforços excessivos na estrutura e eventualmente a rotura.

Devido às solicitações dinâmicas a que a torre se encontra sujeita e à sua localização, o processo construtivo revestiu-se de cuidados especiais, com controlo apertado da qualidade dos materiais e da execução, de forma a evitar fontes de fissuração prematura por fadiga na estrutura.

A estrutura da torre foi fabricada em três secções distintas, sendo a assemblagem feita sequencialmente por intermédio de gruas, seguida da montagem e instalação da turbina.

Fonte: Arup
Imagens: via ICE




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Torre Eólica da Sky – Um Marco no Aproveitamento de Energias Renováveis em Cidades

  1. APREN Promove Conferência Sobre o Setor das Energias Renováveis em Portugal | EngenhariaCivil.com

    […] A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) organiza, no dia 25 de Setembro, no Centro de Congressos do Estoril, a Conferência APREN 2014. Subordinada ao tema Eletricidade Renovável: Estratégia para o Desenvolvimento, reunirá um conjunto alargado de personalidades, nacionais e internacionais do sector público e privado, cuja atividade se enquadra no setor das Energias Renováveis. […]

  2. Energias Renováveis em Edifícios em Sessão Técnica da ASHRAE e Ordem dos Engenheiros | EngenhariaCivil.com

    […] A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-condicionado (ASHRAE) e a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros (OE) promovem, no dia 9 de Abril, no Auditório da Sede da OE em Lisboa, a sessão técnica “A Integração de Energias Renováveis nos Edifícios“. […]

Comentar

* Obrigatório