Inspeção visual de grandes estruturas de Engenharia Civil utilizando enxames de drones

4 Março, 2019.

Inspeção visual de grandes estruturas de Engenharia Civil utilizando enxames de drones

Uma equipa de investigadores suecos, da Universidade de Tecnologia de Lulea, desenvolveu um inovador sistema de inspeção visual de grandes estruturas de Engenharia Civil, utilizando enxames de drones totalmente autónomos.

O sistema criado pelos engenheiros suecos permite coordenar e otimizar o trabalho colaborativo de conjuntos de drones. Para tal inclui funcionalidades avançadas de cálculo de trajetos, que permitem o uso de grandes quantidades de aeronaves em simultâneo sem o risco de colisão ou redundância das áreas levantadas.

Embora funcionem de forma autónoma, os drones estão equipados com dispositivos de comunicação sem fios que permitem o funcionamento em enxame e sistemas de sensorização de última geração. Estes, combinados com algoritmos de aprendizagem artificial, permitem aumentar a fiabilidade da inspeção, sendo os dados recolhidos combinados, de forma automática, para permitir a reconstrução digital da estrutura infraestrutura inspecionada.

Os drones do sistema da Universidade de Tecnologia de Lulea funcionam igualmente com software com capacidades preditivas, o que permite atenuar as situações de elevada latência ou dessincronização entre aeronaves.

O sistema foi testado com sucesso na inspeção de grandes turbinas eólicas, abrindo caminho para a inspeção totalmente autónoma em Engenharia Civil. A comercialização do sistema arrancará em breve, sendo distribuído como um serviço e plataforma.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Universidade de Tecnologia de Lulea | Imagens (adaptadas): via Kanellakis et al.




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório