Engenheiros de Singapura criam betão ultra flexível

19 Agosto, 2016.

Engenheiros de Singapura criam betão ultra flexível

O Centro de Inovação em Infraestrutura Industrial da Universidade Técnica de Nanyang (NTU) em Singapura anunciou o desenvolvimento de um novo tipo de betão de muito elevada ductilidade. A flexibilidade do ConFlexPave poderá permitir aos projetistas o dimensionamento de estruturas mais esbeltas e resistentes.

O betão corrente é usualmente fabricado, na sua forma mais básica, com recurso a cimento Portland, água, agregados e diferentes tipos de adjuvantes, permitindo a obtenção de elementos de elevada resistência mecânica à compressão. No entanto os elementos construtivos fabricados exclusivamente com betão, pecam pela sua muito reduzida flexibilidade, entrando facilmente em rotura quando sujeitos, por exemplo, a tração simples ou flexão.
Para ultrapassar este inconveniente, a indústria da construção alia o betão ao aço (material com elevada resistência à tração) para a obtenção de betão armado, do qual todos conhecemos as extraordinárias propriedades construtivas e estruturais.

O novo betão de Singapura possibilita, até certo ponto, dispensar a necessidade de utilização de armadura de aço em determinados tipos de elementos estruturais de betão. A sua constituição base é semelhante à do betão corrente, com a diferença da adição de microfibras poliméricas, que aumentam substancialmente a flexibilidade das misturas e as suas propriedades de aderência superficial (relevante para utilizações viárias).

Uma das aplicações com maior potencial do novo tipo de betão é no fabrico de elementos laje pré-fabricados para a construção de pavimentos rodoviários e aeroportuários.
De acordo com os investigadores da NTU, a utilização de ConFlexPave permite a redução significativa da espessura das lajes de pavimento e do seu peso, oferecendo vantagens construtivas, operativas e logísticas dificilmente obtidas com outros tipos de betão. Oferece igualmente uma superfície antiderrapante, sem que seja necessário qualquer tipo de revestimento ou tratamento adicional.

Fonte: NTU | Imagens (adaptadas): via NTU




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Engenheiros de Singapura criam betão ultra flexível

  1. fernanda

    Apos partilha um amigo meu arquiteto gozou … afirmando que esta técnica já existe a 15 anos… Confirma?

  2. Marco Silva

    Quando não se sabe do que se está a falar é natural que se “goze” em vez de tentar aprender qualquer coisa….

  3. susy

    Pois Marco, é o typical architect 🙂

Comentar

* Obrigatório