Professor Luis Borges coordena curso de dimensionamento de estruturas metálicas à fadiga

14 Agosto, 2015.

Professor Luis Borges coordena curso de dimensionamento de estruturas metálicas à fadiga em Lisboa

A Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM) organiza, nos dias 8 e 9 de Outubro, em Lisboa, o curso “Dimensionamento à Fadiga de Estruturas Metálicas de acordo com a EN1993-1-9″. Coordenada pelo Professor Luis Borges da Structurame sarl, esta ação de formação dará a conhecer a norma EN 1993-1-9, incidindo sobre a conceção e verificação de ligações metálicas à fadiga com o Eurocódigo 3 parte 1-9.

Durante o curso serão apresentados, de uma forma detalhada, o processo de fissuração de pormenores de estrutura metálica, a identificação de situações em que se torna necessária a verificação à fadiga, os métodos de verificação à fadiga previstos na EN1993-1-9 e a escolha do método em função da aplicação e especificidades várias.

Nesse âmbito o conjunto de tópicos abordados incluirá as bases de dimensionamento à fadiga, conceito de fator de dano equivalente, estratégias de dimensionamento à fadiga, limites de aplicação, determinação de intervalos de tensões, resistência à fadiga, fiabilidade e verificação e rotura frágil.

Serão igualmente apresentados exemplos de dimensionamento de pormenores de pontes rodoviárias e ferroviárias usando os modelos de carga da EN1991-2.

Informações
CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista
+351 239 098 422
www.cmm.pt
cmm@cmm.pt

Fonte: CMM | Imagem (adaptada): CMM via Ana Silva




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório