Departamento de Engenharia Civil do IST recebe curso sobre protecção de captações de água

Departamento de Engenharia Civil do IST recebe curso sobre protecção de captações de água

O curso “Vulnerabilidade de Aquíferos e Delimitação de Perímetros de Proteção de Captações de Água Subterrânea” realiza-se nos próximos dias 10 e 11 de março, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST).

Esta ação de formação, organizada pela FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura e coordenada pelo Prof. Luís Ribeiro do IST, centrar-se-á na avaliação e quantificação da vulnerabilidade e risco de águas subterrâneas.

O curso, que abordará igualmente a delimitação de perímetros de proteção de acordo com a legislação em vigor, é dirigido a entidades e engenheiros que desenvolvam a sua atividade profissional na área georrecursos e ambiente.

Os temas em destaque serão a vulnerabilidade e risco, enquadramento legal, áreas vulneráveis existentes, principais contaminantes e mecanismos de transporte em águas subterrâneas, principais metodologias para a avaliação da vulnerabilidade e risco das águas subterrâneas, aplicação das metodologias de avaliação de vulnerabilidade e risco com SIG, perímetros de proteção, enquadramento legal e metodologias para a sua delimitação, metodologias analíticas para delimitação de perímetros de proteção e metodologias numéricas para delimitação de perímetros de proteção.

Além do Prof. Luís Ribeiro, o curso contará igualmente com a participação do Engenheiro de Recursos Hídricos João Nascimento, Doutorado em Ciências de Engenharia e Investigador do IST, da Hidrogeóloga Teresa Condesso de Melo, Doutorada em Geociências e Investigadora do IST e da Geóloga Ana Buxo, responsável por diversos projetos SIG em áreas ligadas aos recursos naturais, gestão de ordenamento do território e planos de gestão.

O curso tem um custo de inscrição de 350 EUR + IVA 23% (430.50 EUR), podendo esta ser efetuada através dos contactos abaixo indicados.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada): via A&H Drilling




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório