Departamento de Engenharia Civil do IST recebe curso sobre reabilitação estrutural de edifícios

3 Março, 2017.

Departamento de Engenharia Civil do IST recebe curso sobre reabilitação estrutural de edifícios

O Prof. Carlos Sousa Oliveira e o Prof. Mário Lopes, do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST) são os coordenadores do curso Reabilitação Estrutural de Edifícios: Avaliação do Risco Sísmico, Técnicas de Reforço e Análise Custo-Benefício, que se realiza entre 9 e 10 de março no Departamento de Engenharia Civil do IST, em Lisboa.

O curso é dirigido a engenheiros civis, arquitetos e outros profissionais ligados à construção e reabilitação estrutural de edifícios, focando-se nos riscos estruturais e não-estruturais e  soluções de reforço estrutural e não-estrutural do parque edificado.

Esta ação de formação terá como principais temas a perigosidade sísmica em Portugal Continental e Açores, danos não estruturais, impactos funcionais, sociais e económicos, sismos no mundo, vulnerabilidade do parque edificado em portugal, evolução do edificado em portugal, tipologias construtivas e suas características mais recentes, quantificação da vulnerabilidade sísmica dos edifícios e quantificação de perdas.

Serão igualmente abordadadas as intervenções de reabilitação urbana, técnicas de reforço sísmico de edifícios, documentação técnica, opções em obras de reabilitação, expectativas das intervenções de reabilitação, reabilitação tradicional e reabilitação segura, análise custo-benefício das obras de reabilitação, introdução à análise de custos e benefícios em obras de reabilitação, indicadores de perdas e ganhos e avaliação de imóveis e de opções de reabilitação urbana via web.

O curso é organizado pela FUNDEC (Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura), tendo um custo de participação de 300 EUR + IVA 23% (369 EUR). A inscrição poderá ser efetuada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
FUNDEC
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens (adaptadas/ilustradas): EngenhariaCivil.com; Safety Culture




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório