A Engenharia Costeira e a Defesa do Litoral em Ciclo de Conferências da Ordem dos Engenheiros

23 Abril, 2014.

A Engenharia Costeira e a Defesa do Litoral em Ciclo de Conferências da Ordem dos Engenheiros

No dia 30 de Abril vai ter lugar no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a primeira sessão de um ciclo de Conferências sobre o Litoral Português, intitulada Ponto de Situação e Experiência Acumulada nas Soluções de Defesa Costeira. O ciclo tem como principal objetivo abordar os complexos problemas que ocorrem na zona costeira dos pontos de vista técnico e científico e também as preocupações da sociedade civil e dos gestores políticos nesta matéria.

Esta primeira sessão incluirá temas como os planos de ordenamento da orla costeira, monitorização e modelação da morfodinâmica costeira, intervenções de defesa costeira na mitigação do problema da erosão, a engenharia portuguesa e a sua intervenção na proteção costeira e o papel da investigação no apoio ao projeto e obra no domínio da orla costeira. A sessão abordará também diferentes casos de estudo no litoral norte e centro de Portugal.

A sessão de abertura contará com a participação do Eng. Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Eng. Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. José Vieira, Vice-presidente Nacional da OE e do Eng. Carlos Mineiro Aires, Presidente do CDRS da OE.
O evento divide-se em dois conjuntos de apresentações técnicas moderadas pelo Eng. Francisco Taveira Pinto, Coordenador da Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos da OE, que incluirão intervenções do Eng. Francisco Nunes Correia, do Intituto Superior Técnico, Eng. José Luís Pinho, da Universidade do Minho, Eng. Carlos Coelho, da Universidade de Aveiro, Eng. Veloso Gomes, da FEUP, Eng. Carlos Abecasis, da Consulmar e do Eng. Francisco Sancho, do LNEC.

A participação no ciclo de conferências é gratuita mas carece de inscrição prévia, até ao dia 28 de Abril de 2014.

Informações
Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 /3 /4
Email: colegios@ordemdosengenheiros.pt

Fonte: Ordem dos Engenheiros
Imagem: Donar Reiskoffer via Wikimedia




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório