Execução de túneis e obras geotécnicas complexas abordada em sessão da Sociedade Portuguesa de Geotecnia

26 Janeiro, 2018.

Execução de túneis e obras geotécnicas complexas abordada em sessão da Sociedade Portuguesa de Geotecnia

A Comissão Portuguesa de Túneis e Espaço Subterrâneas (CPT) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organizam, no dia 2 de fevereiro, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, a Jornada de Estudos “Execução de Túneis e Obras Geotécnicas Complexas. O que muda com o CCP revisto? Boas práticas internacionais“.

O evento dividir-se-á em quatro sessões principais dedicadas à Experiência de Hoje e o Futuro Perspetivado, Gestão e Fiscalização de Contratos Públicos e Boas Práticas Internacionais. A última sessão consistirá de uma mesa redonda e debate com a participação de todos os presentes.

Os principais temas da Jornada serão a perspetiva do projetista sobre túneis e obras geotécnicas complexas, enquadramento da legislação de contratação pública na Europa e em Portugal, principais alterações ao CCP com relevância para a contratação e execução de obras públicas e a gestão de risco contratual num megaprojeto hidroelétrico de reforço de potência.

Na segunda sessão serão abordados o método observacional e as suas incidências nas questões contratuais, desenho de processos concursais e avaliação de propostas, o papel do Tribunal de Contas na fiscalização dos contratos públicos e a gestão do risco contratual, com apresentação do caso do túnel no Metro do Porto.

A terceira sessão incluirá tópicos como a checklist da ITA para o enquadramento contratual de contratos de obras subterrâneas e a visão do construtor em enquadramentos contratuais diversos.

Informações
Jornada de Estudos “Execução de Túneis e Obras Geotécnicas Complexas. O que muda com o CCP revisto? Boas práticas internacionais”
Av. do Brasil 101
1700-066 Lisboa
Portugal
Tel. 21 844 38 59
E-mail spg@lnec.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens (adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via SPG




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório