Gestão sustentável de águas urbanas abordada em curso do Instituto Superior Técnico

Gestão sustentável de águas urbanas abordada em curso do Instituto Superior Técnico

A Doutora Susana Neto, Investigadora do CERIS, Grupo 7 – Sistemas e Gestão do Instituto Superior Técnico e o Professor Rui Cunha Marques, do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico são os coordenadores do curso “Estratégias de Gestão Sustentável das Águas Urbanas”.

O curso, que decorrerá no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST incidirá sobre os serviços de água em meio urbano e práticas de gestão sustentável, incluindo drenagem sustentável, coleta de águas de chuva e infraestruturas verdes.

Dirigido a Engenheiros Civis e outros técnicos responsáveis pelo projeto, construção e gestão de sistemas de abastecimento de água e saneamento, o curso seguirá uma abordagem metodológica centrada nos objetivos e experiência dos participantes.

Os principais temas desta ação de formação serão o enquadramento conceptual e operacional dos sistemas de planeamento e gestão da água e de prestação de serviços em água e saneamento em Portugal, evolução do quadro institucional na Europa e em Portugal relativamente ao uso de infraestruturas verdes e “Nature-based systems” (NBS) e intervenção técnica e política para a promoção de uma abordagem mais sustentável da gestão das águas urbanas.

Serão igualmente abordados tópicos como a análise de sistemas regulatórios para enquadramento de estratégias sustentáveis de gestão das águas e perspetivas futuras de reformulação dos serviços de gestão das águas na Europa em Portugal.

A participação no curso, que é organizado pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), tem um custo associado de 340 EUR + IVA (418,20 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens (adaptadas/ilustrativa): EngenhariaCivil.com; via PCSWMM




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório